Por vezes acontecem assim umas coisas fantásticas
Frequentei durante os últimos 3 meses, o Café do Ribeiro, onde ia "petiscar" à hora do jantar com os meus colegas do curso de fotografia, todas as 3ªas feiras à noite.
Tinha ficado o desafio , feito pela D. Teresa, mulher do Sr. Ribeiro, para que o grupo lá fosse comer um " Pica no Chão " ou falando de outra forma, um Arroz de Cabidela. Perante tal "tentação" obviamente que dissemos todos que sim e ontem , segunda feira dia 31 de Maio, lá fomos nós ver o que a simpática familia Ribeiro nos tinha para oferecer.
E o que nos ofereceu, foi realmente um Pica no Chão de excelente gabarito. Mas para entrar na onda, tinhamos uns pasteis de bacalhau deliciosos - já os conheciamos dos "petiscanços" das aulas - uns rissóis de carne tudo a vir para a mesa com um verde tinto " Terras de Basto" de bom nível. Não seria um autentico "carrascão", mas portou-se muito bem.
E vamos ao que interessa: O Pica.
Pois os bichos eram mesmo caseiros - nota-se logo pelo sabor e pela textura das carnes - e o arroz estava no seu melhor ponto. A juntar a isto, um tempero sem exageros, a realçar os sabores naturais e ensanguentados do conjunto, fizeram as delícias de nós todos. A quantidade foi mais do que suficiente para 7 comensais e se fossemos 10, pois tinha ido tudo e não foi porque pelo meu lado e ao repetir 4 vezes - sim leram bem, 4 vezes - desisti de limpar o tacho, sendo criticado pela Susana, simpática filha do casal Ribeiro , que me disse que para a próxima se senta ao meu lado para me ajudar, no frango e no vinho.
Assim, penso que quando alguém estiver com saudades de um Pica no Chão de bom nível, basta avisar com pelo menos 3 dias de antecedência a D. Teresa, e não se vão arrepender.
Café do Ribeiro
Rua de João de Deus, 783/787
4100-462 Porto - telefone: 22 6009883
AN