Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 3 de outubro de 2010

Nariz do Mundo


Apresento aqui um poiso que o meu filho me recomendou e não fosse ficar tarde decidi experimentar no passado 30 Setembro.

O Nariz do Mundo fica na aldeia de Moscoso (Cabeceiras de Basto). Situado em plena Serra da Cabreira, junto a uma ponta da serra chamada Nariz do Mundo, apenas um poiso que apresente iguarias de qualidade pode ter sucesso. A Cozinha é de cariz regional, oferece como especialidade a chanfana da cabra bravia e grelhados de novilho.

Numa sala rustica com paredes em granito e mesas de madeira, estamos em ambiente rural, podemos logo à entrada apreciar a vitina com as carnes prontas a serem trabalhadas.

Como a Isabel não vai em chanfanas optamos pelos grelhados que incluiram um costeletão, uma posta de lombo e mais duas peças de novilho, um arroz bem cozinhado e um soberbo feijão vermelho com enchidos de forte sabor. Para empurrar tudo bebemos um tinto da casa, verde pouco filtrado com ar de caseiro que escorregou muito bem. Recusamos mais carne ( o meu filho disse que quando se repete servem melhores nacos mas já não tenho a idade dele...).. e passamos às sobremesas caseiras. Um bolo de Mel e rabanadas em pão muito seco e muito regadas em Mel, o bolo estava muito bom as rabanadas diferentes do que estou habituado não diria que são uma especialidade mas valem pelo optimo mel com que são regadas.

Passei para o café sem provar os licores e aguardente e paguei....20 euros (10 por pessoa)...e esta Hem!!

Para lá chegar: em Cabeceiras de Basto é só procurar a estrada para Moscoso ou utilizar o GPS, as cordenadas do local são 41º 35,000 N, 07º 55,530 W. Quem lá jantar pode beber à vontade pois o Nariz do Mundo também é residencial com alguns quartos. Para reservar: 253 662 746

Zedomorto

6 comentários:

  1. Há quem diga que lá, no nariz do mundo, por ser barato se come carne de cão, eu não acredito!

    http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Braga&Concelho=Cabeceiras%20de%20Basto&Option=Interior&content_id=1687148

    ResponderEliminar
  2. Um restaurante já muito conhecido por estas bandas, sou de Guimarães. Um lugar para se comer sem amanhã e com condutor que não goste de alcool.

    ResponderEliminar
  3. 13 Fev 2011
    Tenho pena‎‎ Ontem fui almoçar a esta casa,com a expectativa de encontrar o que a públicidade me recomendava, fiquei contente e triste, contente pois a paisagem é maravilhosa, o ar é excepcional e o sol estava lindo, triste, porque encontrei uma casa que é procurada por excursões, não tenho nada contra este tipo de clientes, mas tudo é servido e vivido dentro de um confusão extrema, e sem o minimo de condições para este tipo de serviço enfim 1 vez e chega, para não falar ,na falta de condições a nivel de instalações, salas sem janelas e com falta de luz o pormenor mais engraçado é que não tem sopa, e o pão tinha esgotado, tudo isto á 12,45 h, o Sr João é uma pessoa que encaixa bem as reclamações, mas vê se bem que a conta bancaria ja não se sente com obrigações

    ResponderEliminar
  4. Faltou-me o nome do restaurante"" Nariz do Mundo""
    este meu desabafo, não é dizer que é mau, mas sim ,que não tem condições para servir quem faz umas centenas de km para saborear uma refeição, e que quer alguma paz, e poder comunicar com quem nos acompanha!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Estive lá a ultima vez no dia 29 de Dezembro.

    Cheguei pouco pasava das 21h.. sai ás 0h, sem os empregados nunca tentarem "expulsar" do restaurante, apesar da hora tardia e de ser dia da semana.

    Tambêm já me tinham dito que o ambiente de excurções, sobretudo em fins de semana e Agosto não torna o ambiente nos melhores.. mas o cozido vale a pena fazer Kilometros.

    das duas vezes que lá fui, não me arrependi e recomendo vivamente.

    Gustavo Mateus

    ResponderEliminar
  6. Depois de teremos feito uma reserva com um mês de antecedência, ao chegar encontramos um barraco repleto de gente num ambiente improvisado onde as mesas e os bancos eram tábuas colocadas de forma grosseira. A nossa mesa ficava num canto escuro onde mal se via o que estávamos a comer e nem conseguíamos movimentar-nos. O vinho, que já se encontrava em cima da mesa, já estava aberto. Quando interrogamos a funcionaria acerca dessa questão ela mostrou se indignada e ainda gozou connosco. Imediatamente, sem se quer nos perguntar se queríamos as entradas que estavam combinadas na reserva, colocaram UM prato com cozido para 7 pessoas que para além de estar frio continha na sua maioria pernil e unhas de porco!!!!
    O serviço deste " restaurante" é péssimo, a higiene nem se fala! É inadmissível nos tempos que estamos. Pagamos mais que o valor acertado, não nos deram factura nem talão de caixa. Onde andam as nossas entidades de fiscalização??????
    Regional não é sinonimo de falta de higiene e condições!!

    ResponderEliminar