Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 12 de dezembro de 2010

Santa Felicidade - Matosinhos - Distrito do Porto



Declaração de interesses: antes de avançar na minha apreciação, quero dizer algo que é importante: sou amigo pessoal do Miguel Martins da Silva, proprietário desta casa mas irei dar uma opinião tão isenta quanto possivel.

Foram já duas vezes que tive o prazer de ir ao Santa Felicidade ! Para já o espaço em si, nem enorme nem pequeno, com boa amesendação, confortavel e convidativo. Decoração simples mas de bom gosto onde as paredes são aproveitadas para exposições de arte - pintura, fotografia, etc - . Boa iluminação à noite, suave !

Na primeira vez, nem tive oportunidade de ver a carta, pois que fui levado pelo proprietário, que escolheu ele aquilo que eu iria degustar. De notar que a opção do MMS, foi de não alinhar na tentação do " peixe grelhado à porta " - do qual está a rua e a cidade de Matosinhos cheias - mas de oferecer uma ementa de qualidade, onde naturalmente o peixe tem o seu lugar obrigatório ou nao estivessemos em Matosinhos, mas também outras " coisas simples mas bem feitas " que se podem saborear.

Depois de uma entrada de queijo chevre envolto em massa folhada e salpicado de vinagre balsâmico - algo já muito batido, mas que se fôr bem feito é bom e foi o caso - e de um polvo frito apresentado em pratinhos e que estava divinal  - e estava mesmo, podem acreditar - fui surpreso por um bife de lombo de excelente qualidade, no seu ponto, acompanhado de 3 molhos - mostardas, pimentas e o terceiro não me recordo bem. A rematar umas batatas fritas " descascadas em casa " e saborosas.

Para sobremesa calhou-me um pudim de ovos muito bom.

Na segunda vez que visitei o Santa Felicidade, pois nem estava a contar ir mas o Miguel telefona-me e , de acordo com uma anterior combinação entre nós, tentou-me com uma das especialidades da casa - só por encomenda e só quando existe a matéria prima - que mais não é que Arroz de Chocos com tinta ! Bem...sou doido por um bom arroz de cabidela, por um bom arroz de lampreia, mas este arroz de chocos com tinta suplantou e de que maneira todas as minhas expectativas: um tesouro !

Arroz de boa qualidade, cozido no ponto , com os chocos e a tinta a olharem para nós, tudo temperado com perícia e conhecimento pela D. Conceição - funcionária polivalente e a alma por detrás deste Arroz de Chocos. De tal forma que, na enorme terrina que serviu 4 pessoas, ficaram somente uns bagos de arroz. Uma delícia magistral !

Na sobremesa uma novidade para mim - provei mesmo por curiosidade - que mais nao era que um cheese cake, com...chocolate.

Os vinhos que bebi são vinhos de boa qualidade e o preço dentro daquilo que é merecido, se atendermos à qualidade do que se come e ao serviço sempre atento.

Único grande senão: estacionamento muito dificil e a requerer uma caminhada a pé ! Nada que não justifique uma ida a este poiso !

Santa Felicidade

Av. Serpa Pinto, 283 - 4450-281 Matosinhos

te: 229350117 - santafelicidade.rest.pt@gmail.com


4 comentários:

  1. preços dentro da media deste estilo de casa. Nada de espantar.

    ResponderEliminar
  2. Gostei de conhecer este site, que encontrei atravez do amigo do amogo no facebook, mas se me permite uma "critica-sugestão" falta-lhe umas etiquetas de lado para consultarmos boas sugestões por região por ex
    Mas nem sei se é este o objectivo do blog.
    Parabens

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Alcina, pode fazer isso com facilidade , bastando para isso e em cima no cabeçalho do lado esquerdo, na caixa de busca, escrever a palavra chave como Porto ou Beja e aparecem-lhe os restaurantes por distrito. Seja como for iremos colocar "tags" para que essa busca seja mais simples.

    Obrigado pela sugestão

    ResponderEliminar