Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

" A Lúria " - Tomar

Este poiso fica na Portela de S. Pedro- Tomar.

Divide-se em duas salas. Tem uma decoração tradicional, com azulejos nas paredes e telhas por cima do balcão. Fui lá num Domingo ao Almoço, em que a casa estava cheia, demonstrando algum alvoroço e confusão. No entanto, aquilo que veio para a mesa facilmente nos fez esquecer isso.

De entradas comemos petingas no forno (fora de vulgar e muito boas), uns salgadinhos.

Posto isto, veio um cabritinho assado no forno e um bacalhau assado com migas de couve e feijão. O cabritinho sabia mesmo ao que era, e era mesmo "inho", de boa assadura e muito saboroso. Apenas achei algumas parte algo salgadas (penso ser um mal geral da maior parte dos restaurantes). O bacalhau também estava muito bom, bem demolhado e de qualidade acima da média.

O vinho que bebemos era da região, e chamava-se "Casal das Freiras". Este teve nota positiva, mas não me encheu as medidas. De sobremesa, adivinhe-se lá o que veio: lá tiveram que ser umas Fatias de Tomar, optimas, potentes, a pingar. Irrepreensíveis.

Outras Especialidades da casa: Lampreia; Açorda de Sável; Bacalhau na broa; Polvo à Lagareiro com Migas; Magusto de carnes com açorda de cilercas no pão, porco preto com salada saloia; Cabidela de galo vadio; Nispo Mirandês no forno à moda da casa com açorda de feijões no pão.

Ainda tem algumas invenções da artesã da casa, a D.Maria de Fátima, tais como, puré de lampreia com cogumelos; Figo escondido, Sopa de lampreia à moda da casa; sopa de bacalhau; açorda de cilercas no pão e açorda de feijoca no pão.

A VISITAR POIS TEM MUITO EXPLORAR.

Fica na Portela de S. Pedro em Tomar. Tel: 249381402 ou 967003076. e-mail: luria@iol.pt. Anfitrião: Francisco Domingos.

Ricardo Vilaverde / 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário