Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Toca da Formiga" - Ermesinde - Dist.Porto - RIP


Pois a após a minha opinião, da primeira vez que fui ao Toca da Formiga, ontem, na companhia dos manos Dithmer, lá fomos os quatro jantar a este...RIP Poiso. E ganhou o seu RIP ontem, pois que se da primeira vez que lá fomos - há cerca de dois anos - já a impressão tinha sido boa, ontem o sr.Azevedo, a D.Manuela e o filho, confirmaram que a qualidade é mantida e a ementa muito interessante num Poiso de gabarito mesmo aqui ao lado da cidade da Maia, mais propriamente em Ermesinde.

Mas vamos ao que interessa, que é como quem diz, o que se comeu. O pão, continua a ser um rico pão, acompanhado de umas azeitonas a meu ver muitissimo bem temperadas e de uns enchidos grelhados de muitissimo bom efeito. A carta é variada e muito interessante e alinhámos ontem, pelo meu lado numa coentrada de bacalhau fresco - vem para a mesa num tacho de ferro, mergulhadinho em azeite a ferver e muito alho e coentros, acompanhado por batatinhas cozidas - uma delicia, como também a mana Mé comprovou.

A mana Mé e a mana Ana, alinharam por um soberbo arroz de entrecosto em vinha de alhos, muitissimo bom, muitissimo bem temperado, também em tacho de ferro, como mais tarde eu pude comprovar e o mano Carlos também. O mano Carlos foi nuns tigres grelhados que pelo o que disse estavam...bem temperados, bem grelhados, saborosos. Acompanhámos a refeição com duas garrafas de Aliança particular tinto, de boa nota.

Nas sobremesas, uma encharcada,doce de chila e ovos e duas compotas a saber: de figos, e abobora,a acompanhar dois queijos da serra muito bons, um curado ( o meu preferido ) e outro amanteigado.No final uma aguardente velha de vinho verde..da Carvalho Ribeiro e Ferreira, uma raridade já com alguns - muitos anos -em cima e dois dedos de conversa com a familia Azevedo remataram uma noite de bem comer a um preço médio, mais o que aceitavel para a qualidade apresentada.Nao falhem

R. Chãos 516 Ermesinde, ERMESINDE, PORTO 4445-379 

p: 229747485

Artur Nogueira / 2006

4 comentários:

  1. Adriano Pinheiro / 200623 de abril de 2009 às 09:00

    Já lá fui mais do que uma vez e comi sempre arroz de entrecosto em vinha de alhos, muito bom. Tenho este defeito de ir muitas vezes a um restaurante por causa de um determinado prato e depois não experimento outros. O restaurante tem um problema, está fechado ao fim-de-semana.

    Adriano Pinheiro / 2006

    ResponderEliminar
  2. Artur Nogueira / 200623 de abril de 2009 às 09:01

    Adriano, sofro do mesmo problema: quando vou a determinado Poiso onde existe algo na ementa que me satisfaz, geralmente sou pátó e nunca experimento as outras ofertas. Não neste caso especifico, onde já comi, das duas vezes que lá fui, pelo menos 4 ofertas diferentes - depenicando dos tachinhos dos meus colegas de refeição. Quanto a estarem fechados ao fim de semana, é realmente pena, mas explicou-nos o sr.Azevedo que a principal refeição que serve durante a semana, é o almoço, em que tem mesas reservadas sempre para os mesmos, desde ha...10 ou mais anos e geralmente casa cheia. Impressionante. Assim sendo, compreendo que queira descansar ao fim de semana, para pena nossa, obviamente.

    ResponderEliminar
  3. Estivem en A Toca da Formiga este fin de semana, invitado po-lo señor Azevedo e a sua dona Manuela
    Non podo mais que dicir que a cea que nos preparou foi exquisita. Un arroz basmati no seu punto, un polvo con allo e limón, unhas costelas de porco para chupar os dedos e unhos callos que dician "molla pao".
    De sobremesa sorprendeunos con unha compota de figos e queixo da serra. E tudo regado con un albariño treixadura no seu punto de frio.
    Gracias Dinho.
    Unha aperta do teu amigo español. Joao.

    ResponderEliminar
  4. Ora ainda bem que a Toca da Formiga continua no seu melhor ! Gracias Juan Carlos !

    ResponderEliminar