Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

segunda-feira, 20 de abril de 2009

" O Brandão " - Santarém

Cada vez tiro mais gozo ao descobrir e confirmar que existem velhinhos cafés restaurantes de borda de estrada que servem boa gastronomia portuguesa, de forma simples mas eficaz. 

Acabei de almoçar num poiso ao qual venho há oito anos, sempre que calham a uma segunda feira as minhas vindas a Santarém: " O Brandão". 
Verdade seja dita que sempre que por aqui aterro, vou invariavelmente para um bom bacalhau cozido com grão. E bom porque o bicho é sempre de extrema qualidade - por acaso hoje estava com pouco sal - é servido com grão e batata cozida, daquela durinha e suculenta, e somos nós que na mesa lhe fazemos a cama - como em nossa casa - cortando o alho grosseiramente, mesmo ali , juntando a salsa a cebola e regando tudo com um azeite ribatejano de primeira apanha. Para além disto podemos encontrar muitos outros pratos, tanto de carne como de peixe de boa qualidade, entre os quais: costoletas de borrego,vitela e porco,febras,entremeada, rinzada, vitela e porco estufados, mista de porco, peixe espada, bacalhau assado e cozido, chocos, sardinhas, espetada de lulas, de cherne, dourada, corvina, robalo. nas sobremesas, vou sempre para o arroz doce, cozido no ponto mas a meu ver "alimonado" demais - o que faço em casa é mais do meu agrado. Seja como fôr, em duas salas incaracteristicas, em que se entra no estabelecimento pelo café/adega, O Brandão garante uma refeição simples, bem portuguesa e de qualidade genuina, por preços médio a rondar os 7,5 euros por cabeça, com um vinho ribatejano de pipa, de estalo. 

"O Brandão" - Café Restaurante Lda 
Rua Cidade Santarém, 25 - 2005 -017 Cortelo 

Santarém - tel: 243351812

Artur Nogueira / 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário