Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Taberna do Alcaide" - Linhares da Beira - RIP

Ora aqui fui eu mais o irmão Ricardo para uma maratona Gastronómica. Decidimos explorar a região das Beiras, rumando a bela vila Histórica de Linhares Da Beira, que recomendo vivamente visitar. 

Atracamos na Taberna do Alcaide, onde fomos muito bem recebidods pelo Armando, um dos proprietários deste belo poiso. Um espaço pequeno e muito acolhedor, com uma bela e grande lareira, que neste tempo tão bem sabe. Esta casa tem um um R/C bem como uma cave, também ela equipada com grande lareira. No primeiro andar, têm igualmente três belos quartos para quem quiser ficar por ali. Podemos dizer que entramos por volda das 19h30 e só conseguimos sair já era 00h30. Realmente houve muito trabalho a fazer. 
Como entradas começamos por uns bons cogumelos, uma salada de grâo de bico e uma espécie de pataniscas mas em vez de bacalhau tinha uns cogumelos muito bem arranjados. Para começar, o vinho da casa, e acompanhar uma farinheira assada, com aquela gordurinha soculenta a envolver as carnes. 
Como primeiro prato escolhenos umas migas da Bacalhau de Linhares e a acompanhar um Monte Aljão. Um Vinho com 14.5 octanas da Região Dão com um grande aroma aTouriga Nacional eTinta Roriz de excelente paladar. 
As migas de Bacalhau, eram um genero de roupa velha, muito bem feitas ondes as migas combinavam muito bem como Bacalhau e os legumes a acompnhar 
Como segundo prato provamos uma soculento e estaladiço Borrego na Brasa acompanhado com uma belas batatas e detsa vez com um Casa Da Palmeira, da região do Douro Superior. 
Ainda não ficou por aqui... De seguida um saboroso arroz de miscaros (cogumelos selvagens). 
Como primeria sobremesa, foi-nos proposto uma belo requeijão, da terra, a acompanhar com um delicioso doce de abóbora. A acompannhar o café um belo conhaque Remy Martin, bem servido nums balões préviamente aquecidos. O serão já ia longo, e á medida que iamos degustando este belo conhaque e uma boa cigarriha, mantinha-mos uma agrádável cavaqueira com o Sr Armando. 
As castanhas acabadas de assar vieram para a mesa com uma caneca de Jerupiga. Já passava da 00h30 quando nos despedimos com a promessa de lá voltar. Enfim recomendamos irem lá visitar este espaço e provaem vocês próprios algumasdas iguarias e dar duas de conversa com Sr Armnando. 

Taberna do Alcaide - Rua Direita 
Linhares Da Beira 
919551581 ( Armando Neves) 
Está Aberto aos Sábados Domingos e Feriados. 
Saudações Gastronómicas, 

________________


Vitor Vila Verde

4 comentários:

  1. Hmmmm...prometedor.Obrigado pela descrição. Gostei especialmente da descrição gustativa e qualitativa do vinho.
    _________________
    ...de binários,só percebo o dos automóveis.

    ResponderEliminar
  2. Excelente poiso este, parabéns. Coloquei um link vosso na minha barraca. Continuação de boas descobertas de poisos.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais parabens pelo vosso grupo e obrigado por partilharem as vossas experiencias nos mais variados restautantes do nosso país.
    Segui a vossa rota na Taberna do Alcaide, fui bem recebido, comi muito bem, foi tudo tal e qual como foi descrito aqui no vosso blog, recomendo vivamente uma visita a esta maravilhosa Taberna.
    Muito Obrigado e continuem....

    ResponderEliminar