Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Majára" - Matosinhos - Porto

A Majára é, segundo dizem uma das melhores marisqueira de Matosinhos. E de facto é onde eu vou com bastante frequência. Mas desengane-se quem pensa que la vou por causa do marisco. Vou lá, apenas por uma razão: é o meu local de eleição para comer uma francesinha. É a francesinha que mais prazer me dá comer. Isto de francesinhas é uma discussão combinada. Quem nunca ouviu de alguém: " Francesinhas!!!??? Tens de ir comigo ao sítio xpto, ao Fulano das Francesinhas! Lá é que é!!". E por isso, posso estar a correr o risco de passar por mais um destes. Aqui a receita do molho da francesinha foi "sigilosamente" passada pelo Sr. inventor da dita, e a confecção é da responsabilidade de um ex-colaborador da Regaleira, onde foram lançadas as primeiras francesinhas. A francesinha da majara, tem pouca volumetria, com duas finas fatias de pão bem tostado. Lá dentro é aconchegada, uma finas fatias de lombo de porco assado, fiambre, e a salsicha fresca/linguiça. O molho, gostava eu de saber o que leva, mas pelo menos dá para observar uns pequenos pedaços de malagueta esmagada ou de pimento (mas de uma modalidade que não me lembro do nome). Pode servir de colchão a um ovo estrelado e de base de sustentação de um camarão (não estivéssemos nós numa marisqueira). A cerveja (ou aproximação) que acompanha, é daquela a somos obrigados a beber, pois não há outra (made in UNICER). Num local deste era bem merecida, uma boa Erdinger, Bitburger, Grolsch, ou algo do género. Ou por outras palavras, devíamos ter acesso a uma cerveja tão geenuína como a francesinha que ali nos apresentam. A NÂO PERDER. Tem duas entradas.

A lateral fica na Rua do Godinho, nº 343. A outra entrada penso que fica na Rua Roberto Ivens.

Tel: 22 938 2352

Ricardo Vilaverde / 2006

2 comentários:

  1. Também sou cliente do Majára, onde vou sobretudo pelas famosas "tapas". Aliás, pessoalmente, não conheço outro local onde existam. Penso que a sua qualidade estará definitivamente associada ao molho (julgo ser o mesmo das Francesinhas), que é realmente muito bom.
    Já agora, se conhecer outro restaurante onde existam "tapas" do género das do Majára, agradeço que me informe.
    Cumprimentos,

    José A. Tavares

    ResponderEliminar
  2. penso que já disse aqui uma vez (se não foi aqui foi na nossa antiga forma de «forum»), mas volto a repetir:

    francesinhas e costelinhas há sempre alguém que conhece o melhor sítio!

    e faz sentido, se pensarmos nisso, pois os gostos (até no serviço) variam muito de pessoa para pessoa.

    mas fiquei com a sugestão, ricardo; quando puder vou lá experimentar.

    já agora, o local onde mais vezes vou comer a francesinha é no paquete, um pequeno snack bar/restaurante na srª da hora, mais concretamente na cooperativa tripeira da barranha (perto do continente matosinhos).


    beijos
    PA

    ResponderEliminar