Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Bagoeira" - Barcelos - Dist. de Braga

Confessamos não ficar "encantados" pela Bagoeira, mas temos de admitir que a maioria dos pratos que por lá se confeccionam continuam a ser bem confeccionados de acordo com o receituário tradicional do Minho. O Bacalhau Assado na brasa e à Bagoeira costuma ser bom, o Polvo na brasa com arroz do mesmo costuma ser excelente e a Pá de Cabrito assado no forno também se recomenda, assim como o Nispo de Vitela e a Perna de Porco Assada no Forno, enorme e muito boa As doses são "enormes" o que por vezes se revela "demasiado", afectando sem dúvida a conta final a pagar, pois parte das mesmas vão de volta para a cozinha, mesmo para quem coma bem. Pensamos que aqui os funcionários teriam uma palavra de conselho a dizer...mas enfim. No entanto, depende do empregado que nos atenda. A broa é das melhores que temos comido em restaurantes - deliciosa - e nas sobremesas, um dos melhores Toucinhos do Céu da "restauração".( o de Murça é outra conversa...) Preço por vezes "sem explicação"...pois que "caro" para o conjunto "ambiente/serviço/tipo de refeição". Na nossa opinião, só "comestível" numa situação de "emergência"...Ah, o vinho verde tinto que se bebeu (Condes de Barcelos 2002) era bom. De qualquer forma, um porto seguro, como se costuma dizer 


Avenida Sidónio Pais, 495 - tel: 253811236 

Fazendo um aditamento à minha impressão publicada acima, devo dizer que na Bagoeira se continua a praticar cozinha minhota de muita qualidade. Passando lá hoje a hora do almoço em companhia de familiares, pude constatar isso mesmo. O bacalhau na brasa continua bom e generoso, os rojões à Minhota, cozinhados no seu melhor ponto, o bife especial...é mesmo especial, temperado que baste, sem exageros, grelhado e de matéria prima de grande qualidade. O polvo grelhado continua a recomendar-se, o Pernil de Porco assado no forno, uma delicia, as sobremesas dentro daquilo que é comum, mas boas. Continua sem dúvida a ser uma referencia em Barcelos e um porto seguro.

Artur Nogueira /  2006

4 comentários:

  1. Estará, então, talvez na hora de lhes dar uma nova oportunidade

    Fui lá apenas uma vez há 14 anos e fiquei vacinado (até hoje)

    vou fazer uma nota mental
    _________________
    abreijos do

    Bro ( Mário Cunha )

    ResponderEliminar
  2. O mal - ou o bem - é que em Barcelos as escolhas são escassas em termos de Poisos. Não posso dizer que "morro" de amores pela Bagoeira,o que posso dizer é que e na realidade, lá não se come mal. Já comi lá muito bem, outras vezes nem tanto, mas mal nunca comi. Direi pelo meu lado, que é um tanto "irregular" e que os pratos que o celebrizaram, não passam hoje de vulgaridades, boas, mas vulgaridades. Ultimamente e sempre que lá vou, aposto sempre ou no Nispo de Vitela ou no Pernil Assado no Forno. O restante - bacalhaus, polvos e outros afins - deixaram de me encantar. Chamo a atenção para a carta de vinhos - completa - e para as sobremesas tradicionais minhotas, muito boa.

    Artur Nogueira

    ResponderEliminar
  3. Bagoeira - Barcelos,tem dias... mais menos do mais. Opções em Barcelos, Tasco Maria de Medros, em Medros, logo à saida de Barcelos na EN para a Povoa.

    ResponderEliminar
  4. A Bagoeira é um Restaurante interessante, já comi bem e mal, costumo passar por lá e últimamente tenho sorte na escolha e como alguém disse, a broa nunca falha na qualidade ( este ano cortaram na dosagem do sal). Um dose serve perfeitamente para duas pessoas (então o Bacalhau à Bagoeira é um espetáculo).
    Lembro os famosos Formigos ou Mexidos, sobremesa de época fria do melhor que já comi.

    ResponderEliminar