Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Bocados" - Carreiros/Arca - Ponte de lima - Viana do Castelo - RIP

Grande surpresa este Bocados. Casa muito bem recuperada, sala pequena mas muito bem decorada, agradavel e acolhedora, com a simpatia do proprietário, sr. José António, coadjuvado pela sua mulher, D.Palmira na cozinha, tudo aqui é inovador e surpreendente, se atendermos ao sitio onde está. Porque se chama Bocados ? Porque pura e simplesmente, não existe ementa para se escolher, sendo que aquilo que vem para a mesa, é composto de " bocados " de coisas boas, que nos veem sendo trazidas,tipo menu de degustação, sendo que a unica coisa que podemos escolher são as bebidas. E como os "bocados" nunca são repetidos de dia para dia, deixamos aqui o nosso testemunho sobre os "bocados" que saboreámos neste nossa primeira - mas não ultima - visita a este Poiso de respeito: queijo brie e ilhas, em compota de tomate cherie; salmão fumado em salada de batata com alcaparras; mexilhões em vinagre de vinho tinto; salada de porco bísaro fumado, com espargos selvagens; pimentos recheados com porco bísaro; lasanha verde, com fumados de carne; carapaus de escabeche; estufado de caça ( javali e veado ) em espumante de vinho verde tinto; vitela estufada, recheada com carne de porco, com redução de vinho moscatel e vinagre balsãmico; pudim de côco e bolo de queijo. A acompanhar esta panóplia de sabores deliciosos, um verde tinto da casa, sem corantes nem conservantes de muito bom tom. Café de saco. Na época e por encomenda: caça, lampreia, savel, e o tradicional sarrabulho. Necessário e aconselhavel reservar

Ficámos clientes sem dúvida e é Poiso que merece entrada directa para RIP.

Restaurante Bocados - tel: 258-942501

Junho de 2006

______________

Artur Nogueira


2 comentários:

  1. Ora aqui fica a minha opinião sobre mais um grande poiso. Este restaurante passa práticamente despercebido por quem passa na estrada. Á primeira vista pareçe uma casa particular e niguém diria que nas traseiras esconde-se um grande restaurante. Um espaço pequeno, com meia dúzia de mesas muito acolhedor e bem decorado num estilo rústico.
    Neste sítio não existe lista. A refeição consiste num conjunto de 7 entradas que podem variar de dia para dia. A lista de vinho é muito completa, principamente do Douro onde se pode beber um, Quinta de Vale Mião; Poeira; Batuta,Chryseia; Barca Velha, etc.
    Para começar a refeição o Sr José António sugeriu-nos O Tia Piá branco 2004, zona de Poiares. Não conhecia e achei muito bom. Iniciamos com um queijo fresco e compota de tomate Cherrie, com uma excelente combinação de sabores. De seguida Truta fumada fatiada.
    Seguiu-se uns deliciosos Ovos de codorniz frito em azeite com chouriço ibérico. Tortilha de batata e depois umas fantásticas setas assadas com bacon. Favas com um Chouriço fantástico e logo a seguir uma feijoada de coelho muito apaladada. Passamos para o tinto onde experimentamos o Tia Piá Tinto 2002. Um aroma muito frutado de paladar macio e persistente na boca. Tão bom que decidimos trazer uma garrafa. Como prato principal o Sr José António serviu-nos uma paleta de cordeiro assada no forno de se desfaser na boca.
    Para rematar um delicioso de Pudim de ovos a acompanhar um café de cafeteira de grande qualidade. Obviamente não nos viemos embora sem experimentar uma amarelinha excelente.
    Espero que este restaurante se mantenha assim por muitos mais anos e só pena que cada vez mais este tipo de poisos são cada vez mais raros.
    Em resumo e dado já as boas impressões dos manos Artur e Teresa, achos que temos aqui um RIP.
    Convem fazer reserva

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente fiquei um pouco desiludido com este poiso. Esperava mais

    ResponderEliminar