Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Camelo" - Santa Marta de Portuzelo - Viana do Castelo

sábado passado fui jantar a santa marta de portuzelo, ao camelo. 

como entradas, azeitonas, um pouco secas mas saborosas, mini rissóis de queijo e pequenos cubos de fiambre (ao início achei estranho mas são bastante bons), mexilhões (super frescos) com pimentos vermelhos e verdes em cubos e, divinais, costelinhas cozidas, maravilha das maravilhas. 

o jantar propriamente dito foi, claro está, arroz de sarrabulho com rojões. o arroz estava óptimo, como sempre me habituei lá, cozido no ponto e com aqueles pedacinhos de carne que fazem delícias na boca. os rojões, ainda que muito saborosos, estavam desta vez (pela primeira vez, para mim) um pouco secos. costumo sentir um pouco mais da gordura natural da carne, o que não aconteceu desta vez. o resto do acompanhamento (sangue, enchidos, batata e maçã) estavam óptimos também. 

sobremesas, para mim um arroz doce que, apesar de bom, não era um must, uma baba de camelo dentro da generalidade e umas rabanadas à daniela que se mostraram uma boa surpresa, quer em apresentação quer em sabor (da próxima vou pedir umas só para mim, mas é preciso alguma sorte, pois nem sempre as há!). 

água e vinho verde da casa (da lixa, cooperativa de felgueiras), bebido na tradicional malga de barro (de outra forma nem fazia sentido). 

dois pormenores: jantámos na sala de não fumadores, onde de facto não há qualquer vestígio de fumo ou cheiros que não os da comida (ao contrário de alguns locais onde a «sala» de não fumadores é apenas uma parte das mesas junto às restantes, não havendo uma real separação); durante o jantar apareceu um grupo de jovens locais a cantar as janeiras, cuja presença foi bastante apreciada por todos os presentes, quer pela boa qualidade que apresentavam, quer sobretudo pela forma educada e discreta com que se passearam pelo restaurante, tendo inclusivamente tido tempo para questionar quem festejava aniversário e cantado a respectiva cantiga de parabéns. 

no final, 16€ a cada pessoa, um preço que me parece bastante aceitável, tendo em conta quer a qualidade geral quer a quantidade, não esquecendo o ambiente agradável. 

não foi uma descoberta (vamos lá periodicamente) mas continua a não ser uma desilusão e consegue sempre surpreender. 


Restaurante Camelo 
Rua de Santa Marta, 119 
Estrada Nacional 202 
Santa Marta de Portuzelo 
Distrito: Viana do Castelo 
Telefone:258 839 090

____________

Pedro Antunes

1 comentário:

  1. Na última vez que lá fui, o vinho da casa era o "Quinta do Bosque", de Remelhe. Um vinho que aprecio bastante.
    Já não é?
    _________________
    ... perdoa-se o mal que possa fazer, pelo bem que sabe...

    ResponderEliminar