Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

Capão

Como estámos a chegar à altura do ano em que se come o bicho, três poisos de que ouvi falar, mas nos quais nunca comi o animal. 

A Nossa Pensão em Paços de Ferreira, www.anossapensao.com, da qual li o seguinte comentário do José Silva no JN: 

"Mas também por aqui se prepara, por encomenda, um belíssimo capão assado no forno, com recheio. Aliás, esta casa de bem comer já ganhou o concurso do capão assado da região o bichinho bem temperado, assado lentamente, de pele tostadinha e carne tenra. Mais o recheio bem ligado, cremoso, num conjunto delicioso" 

O restaurante Estádio em Freamunde, parece que fica mesmo no estádio de futebol. 

O Lagosteiro na Av.Fernão Magalhães no Porto, que segundo li do Manuel Serrão, quinzenalmente às sextas-feiras há Capão à Moda da Confraria de Freamunde. 

Adriano Pinheiro / 2006

4 comentários:

  1. Quem conhece o A Nossa Pensão em Paços de Ferreira, é o mano Carlos Dithmer, que refeiçoa lá amiude. Diz que a qualidade do que se come é sempre excelente...mas o preço é "e$$$$$$xcelente" também.

    Ora nada como experimentar.

    ResponderEliminar
  2. A mana Mé falou com o mano Carlos Dithmer - que trabalha em Paços de Ferreira - que disse que nem em Paços sem mesmo em Freamunde - terra dos capões - se come bom capão,pois que segundo ele, não os sabem cozinhar a preceito.

    Fica a informação....e o mano Dithmer - que até percebe de cozinha - é perfeitamente independente na apreciação que faz.

    Temos de ir tirar a teima ?

    ResponderEliminar
  3. Ouvi hoje na rádio que vai decorrer de 3 a 13 de Dezembro o concurso gastronómico anual do capão em Paços Ferreira e Freamunde, com a adesão de vários restaurantes locais. Penso que o dia 13 é o dia da tradicional feira do capão em Freamunde.

    Adriano Pinheiro

    ResponderEliminar
  4. Almocei hoje com o mano Dithmer no A Nossa Pensao - deixarei oportunamente a minha apreciação do mesmo - e o mano Dithmer continua a dizer que por aquelas bandas não há ninguém que saiba cozinhar o capão. Mais...falámos com o proprietario do Poiso que nos disse que uma refeição de capão, com tudo incluido - não sei o que é o tudo - ficaria entre os 35 e os 40 euros por pessoa.

    Resta-me aqui dizer que a Nossa Pensão...nada tem a ver com a Cozinha da Terra, seja no que for. Nem lá chega perto...seja no que for também.

    Fiquem bem

    ResponderEliminar