Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Chico Elias" - Tomar

Dispensa apresentações.

Fui apenas lá uma vez, num dos encontros dos Poisos. Mas foi uma vez que valeu por várias, porque se tratou quase de um rodízio à Portuguesa, não tivéssemos corrido a lista quase toda.

Foi a primeira vez que comi petingas no forno, que estavam optimas, de paladar intenso. Tive também a minha primeira experiência gastronómica com caracóis, na modalidade de feijoada, e pois que foi uma rica experiência - estava muito boa. Claro que preferi comer baptizando os caracóis de "búzios que não sabem nadar". Assim escorregou melhor.

Ainda dei a machadada no departamento de enchidos, que se bem me lembro era morcela de arroz. Continuando, fizemos um rodízio de 4 pratos. Couves à D. Prior, um prato conventual, bem potente, com amêndoas e carne nas "suas melhores ligações". Foi abaixo também o Bacalhau assado no forno com carne de porco, não menos potente do que o anterior, ou se calhar ainda mais.

Passamos também pelas aves, o pato com migas, não sendo o que me encheu mais as medidas, este era também de alto gabarito. Ainda lhe demos noutro prato, que penso que era Cachola, um combinado de carne de porco com legumes. Para amolecer tudo isto, demos-lhe e bem no maduro tinto da casa, que era bastante bom.

Para nivelar os açucares, lá teve que ir uma Fatia de Tomar, sendo esta topo de gama. CERTAMENTE A REVISITAR.

Ricardo Vilaverde / 2006

1 comentário:

  1. Foi rejeitado um comentário a publicitar um restaurante em Leça da Palmeira, que nada tem a ver com o Chico Elias de Tomar. !

    ResponderEliminar