Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Moinho da Gemieira - Ponte de Lima - Viana do Castelo - RIP

É mais um poiso, que nos leva para um ambiente surreal. Pelo menos, por mim falo.

Trata-se de um moinho, ainda em funcionamento, junto ao rio Lima, em que para lá se chegar, quase que é preciso um jeep. Deixa-se o carro lá em cima num alto empedrado, e depois desce-se por ali abaixo, por umas escadas de pedra, já mais para lá do que para cá até lá baixo. Aqui encontramos ao lado direto uma pequena casa, mesmo muito pequena, tipo anexo, muito antigo, que é nada mais nada menos do que a cozinha, com uma lareira de chão, à moda antiga, alías, é mesmo antiga, e onde são preparados todos os petiscos e pratos ali servidos. À esquerda, em frente à cozinha, temos então o moinho, "o moinho da gemieira", ainda em funcionamento, e onde é feita a farinha para o pão que ali se come. Dentro deste moinho, temos um balcão, onde se pode comer uns petiscos e beber uma malga, ou várias, do néctar produzido pelo pai da Anfitriã, o Sr. Amorim.

Passando entre a cozinha, encontramos um alpendre, onde encontramos uma longa mesa com bancos corridos, que à vontade, alberga uns 20 comensais. É ao ar livre, e por isso, nem sempre há condições para ali se estar. Mas quando está bom tempo, vale mesmo a pena. Ali podemos apreciar a paisagem, muito verde, muito selvagem, densa, que nos leva até lá em baixo ao rio. Mesmo à nossa esquerda temos a queda de água que passa no moinho, e que é a melhor música de fundo num poiso deste género.

Bem, vamos então para a mesa ou para o balcão. Aqui é um sítio, em que na maior parte das vezes se lá vai para petiscar. E o grande protagonista é o vinho. Para mim, é como o Barca Velha dos verdes tintos. É um vinho dali da zona de Ponte de Lima/Ponte da Barca, fruto do microclima da região, e sobretudo fruto da grande sabedoria do Sr. Amorim. Por incrível que pareça, o único vinho que bebi a ali na região, que se bate com o do moinho da gemieira, era feito por um grande mestre que também se chamava Amorim! E ainda mais curioso é que os Mestres Amorins eram amigos. Digo eram, para o outro Sr. Amorim, que infelizmente já nos deixou.

Quanto a este vinho, é dificil descrever. Não sou adepto de comparações com frutas, couros, cocos, terra e não sei que mais. O que posso dizer é que, para mim, o Vinho de Amarante ou de Gatão está para o Alentejo, como o Vinho de Ponte da Barca está para o Douro. É um vinho muito aromático, delicado, algo complexo, tanto no nariz como na boca. Deixa um travo no final, que faz lembrar o amargo dos whiskies de malte. Eu pelo menos, vibro com este vinho.

Bem , vamos aos morfes. Nos petiscos, podemos saborear um chouriço assado, umas fantásticas azeitonas e uma broa que não se para de comer, por vezes ainda morna. Ainda podemos petiscar uns rojões, que vem em pedaçoes mais pequenos que o normal, em que estes sabem aquilo que é. São verdadeiros rojões. Tal qualidade, deve-se ao facto de que, tudo o que ali se come de carne, é de animais criados na casa!

Um dos outros petiscos ou pratos que ali se serve é o bacalhau assado na brasa com batata cozida, esta também optima, farinhenta produzida pelos próprios. Nos pratos tradicionais, podemos contar com uma grande sarrabulho à maneira, uma rojoada, cabritada, etc. O que é preciso é fazer a encomenda e combinar um dia em va estar bom tempo. Por esta razão, trata-se de um poiso em que é mais acertado ir apartir da Primavera. No inverno,é preciso acertar num dia mais ou menos.

A NAO PERDER. Fica nas estrada de Ponte de Lima para Ponte da Barca. Não tenho o contacto comigo. Colocarei em breve

Ricardo Vilaverde / 2006

3 comentários:

  1. Contacto Dª Gracinda: 963 113 356
    fixo: 258 948 796

    ResponderEliminar
  2. Envia o nome da freguesia ou localidade de este moinho para eu poder visitar, sou apaixonada pelas coisas mesmo tradicionais

    ResponderEliminar
  3. Um bocadinho dramatico ,nao fica ssim tao"lá em baixo" parece que tem um escadorio do Bom Jesus!!O estacionamento é complicado,mas vai qualquer carro.Uns quantos degraus para descer(e subir) e uma rica pinga à nossa espera,o chouriço é uma maravilha,e agora esta a filha do Sr Amorim,D.Rita que é uma simpatia ;) Ha uma ciclovia Ribeira-Ponte de Lima para os mais aventureiros e já nao tem que subir o "escadório" pk esta vai sempre junto ao rio Lima,basta estacionar a bicicleta e ir beber um champarreão fresquinho ao Moinho da D.Rita.

    ResponderEliminar