Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Restaurante Morais" - Vila Nova de Mil Fontes - Beja


Restaurante MORAIS 

Já é meu ritual sempre que passo férias em V. N. Milfontes poisar no Restaurante Morais logo no primeiro dia. Situado na zona privilegiada da barbacã, junto do forte da Boca do Rio, o Morais é um poiso simples com uma sala para cerca de 50 pessoas e uma esplanada no exterior onde se pode beber uma Imperial e mesmo refeiçoar. A sala é agradável e está decorada com motivos relacionados com o mar. Como o Frango com caril é uma das especialidades da casa é sempre de esperar sentir o aroma da especiaria no ar. O Sr. Morais e o filho não mostram grande simpatia mas da cozinha pode-se contar com boas refeições. Normalmente fico-me pelas lulinhas fritas deliciosas e quando não as há pelos choquinhos fritos com muito alho e uma ou outra vez pelo bom e fresco peixe grelhado da terra acompanhado por um branco Alentejano ou de Setúbal. Nas entradas “enfardo” pão Alentejano e queijinhos de Borba ou Serpa. Boa nota nas sobremesas caseiras quer na mousse de chocolate quer no doce da casa tipo natas do céu de muito boa confecção. O Morais não será um RIP (lugar bem ocupado pela Tasca do Celso a 200 metros) mas não deixa de ser um poiso onde se pode saborear uma boa refeição numa zona agradável junto ao Rio Mira com um custo inferior a 15 euros por pessoa. Recomendo o pôr-do-sol antes do jantar e depois uma caminhada de 1 km até ao farol sempre junto ao rio sentindo uma panóplia de aromas desde as figueiras ao funcho que cresce espontaneamente junto ao rio. 

Localização: R. António J Almeida 7645-220 Vila Nova de Milfontes 
Telefone: 283 996 827 

Coordenadas (ver Google Earth): 37º 43’ 22’’ N - 8º 46’ 57’’ W

José Costa / 2006

5 comentários:

  1. SÓ PELO POR DO SOL JÁ VALIA A PENA LÁ IR. AS VEZES PONHO ME A PENSAR SE VOU TER TEMPO NA MINHA VIDA PARA REFEIÇOAR EM TODOS OS LADOS Q OS MANOS VÃO!

    ResponderEliminar
  2. A imagem não foi manipulada. É uma foto panoramica (2 fotos lado a lado). O Final de tarde do ida 11/7/2006 estava quente e de muita trovoada no mar. Tentei tirar a foto a um raio mas para isso é preciso muita sorte ou uma máquina pro e não tive nenhuma das duas

    ResponderEliminar
  3. A 20/9/2004 não havia trovoada mas havia choquinhos fritos no Morais

    ResponderEliminar
  4. comi nesse restaurante um arroz de polvo...
    polvo era tao pekeno e pessimamente mal servido
    honestamnete aproveiro este forum para avisar as pessoas
    simplesmente muito mau

    adoro Milfontes e tem muitos bons restaurantes

    Antonio Valente

    ResponderEliminar
  5. Estive em Milfontes a semana passada. Adorei a vila, já tinha ouvido falar e finalmente lá fui confirmar se é tão bonita como dizem! É um paraíso. Encontrei este blog e achei por bem, manifestar também a minha opinião, uma vez que criticam o restaurante " Morais " onde precisamente estive a almoçar com o meu marido.
    A nossa refeição começou com uma entrada de ameijoas, que estavam muito saborosas, comemos o bacalhau à brás....bem uma delicia, não me recordo de comer um bacalhau tão saboroso ( único )! Vale a pena experimentar. Ao lanche não perdemos a oportunidade de provar os croissants da Mabi, outra delicia.

    ResponderEliminar