Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Restaurante Santiago" - Pessegueiro do Vouga - Sever do Vouga

Decorreu mais uma edição da “Rota da Lampreia e da Vitela” de Sever do Vouga. Gracejam os organizadores: “D. Lampeira” e “D. Vitesse”. 
Tive oportunidade de visitar, no Domingo passado, último dia do evento, o Restaurante Santiago – fica em Poço de Santiago, Pessegueiro do Vouga -, um dos seis participantes. 
Exteriormente, o aspecto do edifício não deixa pressagiar a grande qualidade efectiva do estabelecimento. 
Lampreia à Bordalesa, muito bem confeccionada, sem exageros no tempero, com molho espesso, o habitual arroz solto, seco, e pão torrado, tudo com fartura. Meia lampreia (para 2 pessoas), 35 euros, inteira, 60 euros. Vitela, em naco, bem temperada também, assada no ponto, com arroz de forno. A dose para 2 pessoas, 20 euros. Tendo em conta a qualidade e a quantidade, não é caro, garanto. Aletria e leite-creme torrado, muito bons, fazendo lembrar os que se comem nas nossas casas. 
Serviço simpático, esforçado e, apesar de pouco profissional, eficaz. Verifica-se que existe uma grande vontade de agradar e um enorme respeito pelo cliente (raro, hoje em dia). 
A vista para o rio e para a ponte do caminho-de-ferro da linha do Vouga é magnífica, diria romântica. 
A rota, este ano, acabou, mas a lampreia (e a vitela) continua a ser servida ao longo das próximas semanas. 
Para que não lhes aconteça o que me sucedeu – esperar pela mesa para 4 pessoas mais de uma hora (o que até é bom sinal) – aqui fica o número de tel.: 234 55 11 25. 
Eis um restaurante onde apetece voltar: pela comida, pela simpatia e pela vista. Façam uma visita e transmitam a vossa opinião aqui no fórum. 

Ah, não se desculpem por não gostarem de lampreia, pois têm a “D. Vitesse”…

____________

José A. Tavares

4 comentários:

  1. Conheço bem o restaurante do Poço de Santiago....pois, sou da terra- Pessegueiro do Vouga. Gostaria de saber como me tornar sócio da irmandadade dos poisos.

    ResponderEliminar
  2. passei por lá,,, chularam-me 50 euros pela lampreia para 2 pessoas. tinham inicialmente o preço marcado de 27,50 1/ 2, que daria para duas pessoas e 50 euros, que daria para 4 pessoas. o tacho que serviram com mau aspecto. no final cobram 60 euros pelo prato!!!!!!!!!!!! SÓ EM PORTUGAL

    ResponderEliminar
  3. Fui lá e não tenho razão de queixa. Assim que possível vou voltar lá de novo. Prefiro pagar bem e comer bem e num ambiente agradável do que pagar pouco e comer num restaurante que pareça uma fabrica de comida......

    ResponderEliminar
  4. Já fui com familiares meus por várias vezes a este restaurante. Fomos sempre atendidos com um sorriso nos lábios. Tem pratos regionais muito bons. Um ambiente muito agradável. E o preço é adequado á qualidade.
    Claro, quem está habituado a comer uma diária tipo jardineira (meia dose, por 5 euros para 4 pessoas) não aconcelho vir aqui, pois essa pessoa quando sair, vai e inventar uma forma de atacar o restaurante, nem que digam que a jardineira que lhe serviram não tinha ervilhas e lhe "chularam" 50 euros !
    mas infelizmente temos de tudo neste Portugal :-)

    ResponderEliminar