Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

domingo, 26 de abril de 2009

"Uiscas" - Santo Tirso - Porto

Não se trata de um restaurante medieval, mas quase. Aqui, ai de quem pedir meia dose do que quer que seja! Só la fui uma vez, mas concerteza vou la voltar. Trata-se de uma sala enorme, com mesas grandes e bancos corridos, e obrigatoriamente somos transportados para o ambiente de aldeia. Para quem quer ir la jantar, o melhor é não almoçar. Não especificar tudo aquilo que comi, mas o rodízio comparado com isto, é para meninos. Aqui, levamos com o pão de trigo ou regueifa, broa e azeitonas que são as primeiras coisas a vir para a mesa, juntamente com o verde tinto que ali é servido. Antes de começarmos a beber, o anfitrião, com muitas marcas medievais, faz a prova do néctar, numa caneca de barro (de meio litro ou mais). Ali quem prova é o anfitrião. E ponto final, ele é que manda. Depois, começam a vir as verdadeiras entradas, rojões, tripas enfarinhadas, costelinhas; salgadinhos, punheta de bacalhau; polvo de vinagrete, presunto, salpicão, chouriça,.morcela, alheira, enfim, nunca mais acaba. Depois disto, vamos então comer qualquer coisinha. Aqui pode vir o bacalhau assado na brasa, cabritinho, um bife de vitela gigante, costeletão-ão-ão de vitela (nao me enganei, é mesmo ão-ão), imponente cozido à Portuguesa; Rojões à minhota, e outros. Destes, proveis, o costeletão, os rojões, e o cozido. Estava tudo optimo. Quanto a sobremesas, não me lembro, e portanto não me posso pronunciar. Também ja não estava com muita vontade para a sobremesa. Alías a sobremesa acabou por ser verde tinto (casta vinhão), um vinho fora do comum.

A NAO PERDER: Fica em Roriz - Santo Tirso. Tel: 252881461

Ricardo Vilaverde / 2006

5 comentários:

  1. Tenho lido bastante sobre este poiso, mas a dias fui visitar o netmenu e tem la um comentario dum cliente onde só diz mal.
    Sera que alguem me pode dar umas dicas sobre esse poiso?
    vale a pena?
    é que tenho um jantar marcado para lá com um grupo de amigos e não quero ficar mal
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ir descansado pois não se vai arrepender. è uma casa fantástica para quem gosta de comer bem e à moda regional.

      Eliminar
  2. já fui lá muitas vezes é perto de minha casa e nao tenho queixa nenhuma vou lá jantar muitas vezes. vale a pena ir lá

    ResponderEliminar
  3. Uma deceção completa. A não ser o vinho que era bom, a comida era fraca, muito fraca. Os rojões eram só gordura e não se podiam comer. Nada de sobremesas nem aperitivos e paguei como se fosse num restaurante de primeira classe. Fui uma vez e não voltarei mais. Aquilo que aqui se come poder-se-á comer bem melhor, mais barato e num clima bem mais acolhedor.

    ResponderEliminar
  4. Lamentavel a opiniao errada que tranmitiram pois não é nada de especial, nao tem entradas como acima dizem , a comida é uma comida normal sem razao de queixa mas nada de especial e paga-se bem para aquilo que se come .

    ResponderEliminar