Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Calça Curta" - Tua - Vila Real

Este pousio gastronómico na estação do Tua, situado numa das encostas do Douro, com vistas para os vales durienses e suas vinhas em socalcos. Lá mais abaixo o Douro serpenteando esses vales e montes rumo ao fim da “ linha “ no atlântico. 
Revivi em Dezembro passado, com a esposa e uns familiares próximos, tempos da minha infância em que andava varias vezes de comboio. 
E assim começou a nossa aventura Douro acima. Fomos de carro até Ermesinde, apanhamos o comboio das 9:30 e lá fomos com destino ao restaurante Calça Curta no Tua. É realmente bonita a paisagem que nos porpociona esta viagem de comboio pela linha do Douro. 
Lá fomos nós em amena cavaqueira e passados sensivelmente 3 horas de viagem chegamos ao destino, estação do Tua, afamado restaurante Calça Curta. Entramos e logo ali num bar que tem à entrada, tomamos um aperitivo da região, dirigimo-nos à nossa mesa e pedimos o que de bom ali se serve. Começamos com salada de polvo (muito boa), uns aperitivos variados, em seguida veio javali e filetes de polvo, havia também veado, peixes do rio, etc. tudo regado com maduro tinto da região. As sobremesas foram salada de fruta e queijo da serra com mel, terminou-se com café e digestivo. 
Tenho uma nova aventura “comboiesca “ agendada para o dia 1 de Junho, desta feita ainda mais acima do Tua, vai ser até ao Pocinho. Depois conto-vos aqui no fórum mais pormenores acerca desta aventura Douro acima… 

Saudações gastronómicas 

Nelson Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário