Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"O Chana do Bernardino" - Aldeia de Serra de Ossa - Portalegre - RIP

Aqui está um daqueles restaurantes que quem não conhece, não entra. A entrada é de uma taberna de beira de estrada, passando a taberna, entra-se numa salinha, é mesmo uma salinha, pois o espaço é pequeno e pouco confortável. Mas desengane-se quem julgar este “poiso” pela aparência, pois esta é uma verdadeira casa de pasto alentejana. Das entradas fazem parte,entre outras, uns pimentos assados temperados com bom azeite e envinagrados q.b., um figado de porco grelhado, cortado ás tiras, muito bem temperado com coentros,azeite e vinagre, farinheira grelhada, umas azeitonas também temperadas e um pão alentejano a sério. Já em relação aos pratos, depois de ouvir a ementa ditada pelo próprio Bernardino, podemos escolher, entre outros, os seguintes pratos (já provadose aprovados): sopa da panela, cozido de grão, ensopado de borrego, borrego assado no forno, favas estufadas com entrcosto frito, migas e açordas diversas. Em tempo de caça a ementa é adequada a quem gosta destas iguarias.Vinhos só mesmo do Alentejo.O serviço é super simpático e atencioso.

T.266909414 - Não encerra - Almoços das 12 às 15 e jantares das 19 às 20.30
AV

8 comentários:

  1. Pela descrição nota-se que ultimamente não tem lá ido. Não só já não se localiza há uns 4 anos "na taberna à beira de estrada" como por exemplo na ementa não tem borrego. Por favor, actualize a informação correctamente. cumprimentos. Carla

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Carla pela sua valiosa informação. Seja como fôr, esperamos que no entanto a qualidade se mantenha.

    ResponderEliminar
  3. Mantém-se certamente. :)Carla

    ResponderEliminar
  4. MILAGRE NA SERRA DE OSSA

    Subir ao castelo de Estremoz e admirar a estupenda Torre de Menagem, costas viradas ao esquisito foguetão místico, a estátua da rainha Santa Isabel, é um bem de Deus –e, para mim, que o amor e o bom gosto prenderam ao Alentejo, um ritual. À Serra de Ossa, não ia há muitos anos. Sendo a fome boa conselheira, cortei direito a Aldeia da Serra, onde -memória bem guardada- se come pantagruelicamente. Minto: come-se requintadíssimamente. E dado o sucedido, acrescento: ecologicamente: apanágio do Interior que se despovoa, brasão de vida autêntica. Males que salvam o bem cujo reverso é o endurecer da luta quotidiana. A meio da estrada, eis a felicidade do gastrónomo: “O Chana”, tal qual lá diz, restaurante de comida caseira alentejana. E que delícias! Pézinhos de coentrada, o ensopado de borrego, a açorda de bacalhau, a sopa de beldroegas, as favas estufadas, a sopa de peixe, o fígado grelhado na brasa, com azeite, alho e coentros... Tudo isso regado a vinho da casa, um saltitante Alecrim, capaz de ressuscitar um homem! Enquanto lavava e recompunha a alma de holandês voador amolgada pelo progresso simplex, ouvia o senhor Bernardino Martins Ferreira, o locandeiro, e conhecia as donas e mestras -e que excelentes mestras!- da cozinha e da sala, as senhoras Teresa e Andrea. A senhora Inês e o senhor João, a esposa e o genro de Bernardino -outros pilares do “Chana”- estavam fora. Da próxima vez e com eles, o bate-papo, a honrar a carne de porco veraz, a couve da horta e os enchidos de truz, voltará a ser coisa divina. Não aconteceu o milagre dos pães nem o milagre dos peixes, mas aconteceu o milagre do cozido à portuguesa.

    MANUEL POPPE

    Publicado na Página de Cultura do Jornal de Notícias de 24 de Outubro de 2010

    ResponderEliminar
  5. De nada! Eu é que já não vos largo! Apreciei os vossos comentários!

    ResponderEliminar
  6. A Serra d'Ossa fica no distrito de Évora....

    ResponderEliminar