Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Saldanha" - Peredo - Macedo de Cavaleiros - RIP

Excelente. Para além das iguarias que o Ti João tem para nos oferecer, é sem dúvida e para nós uma das melhores postas à Mirandesa que se pode comer em Trás-os-Montes. O Cabrito na Brasa é uma especialidade...assim como todos os pratos do menu. Como sobremesa, uns queijinhos, com frasquinhos de compota caseira a acompanhar. Uma delícia. Notem uma coisa: vale a pena a deslocação, apesar da estrada que liga Macedo de Cavaleiros a Peredo , ser uma dor de cabeça. Mas vale a pena fazê-la. Acreditem.

Peredo - tel: 278471118

Artur e Teresa

7 comentários:

  1. Ana Salgado Campos7 de maio de 2009 às 09:31

    Depois de uma experiencia gastronomica má, nada melhor que uma boa. Foi o caso deste Saldanha.Uma agradavel surpresa. Logo á entrada uma cortina anti-mosca e pensei(estou numa Tasca) que nada! Entrei e aguardava me um daqueles lugares carregados de historia onde nem um milimetro de parede fica á vista.Cada peça ali colocada contava uma historia uma vivência de objecto que com o tempo ganhou alma. Fui ouvindo o que me contavam. Quadros , diplomas , fotos , chaves, ferraduras, capacetes da 1ª grande guerra, mascaras de oxigénio, poemas, objectos usados na agricultura....e eu ia andando e os obejctos não paravam de surgir e as paredes continuavam pejadas de historia ...uma camisola do meu querido FêCêPê autografa a biografia do Tio Belmiro de Azevedo e versos ao restaurante de tudo ali encontrei. Ambiente acolhedor e familiar.As casa de banho eram de uma limpeza exemplar! Foram servidas entradas e um vinho tinto em jarra que por vir gelada e na minha ignorancia supus verde. Que nada! Aquilo era sumo de uva! Uma delicia. Vierem as postas para a mesa e mais nada posso dizer sobre cabritos e outros petiscos pois só tive olhos para a minha posta . Acompanhamentos bons . Simpatia do pessoal da casa que entre sorrisos e boa disposição nos foi acompanhando. Depois de meia posta comida, não pensava comer mais nada, e eis que vão surgindo compotas caseiras...compota de maçã... De cereja.... De pera.....um delirio!!!! Só m,e lembro de ter comido compotas melhores, as da minha mãe, estas quase chegavam lá!Aconselho vivamente este poiso de excelencia.Restaurante Saldanha em Peredo.Experimentem e digam-nos de sua justiça

    Junho de 2006

    ResponderEliminar
  2. Estive no sábado dia 2 neste restaurante pela primeira vez e so tenho a confirmar tudo que se tem dito aqui sobre ele
    E realmente um dos poisos onde se pode comer uma das melhores postas da região.
    Dos outros pratos falarei em breve pois fiquei cliente
    PS:falei em voçês(Irmandade)ao ti joão o qual vos envia os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Por falar em postas, alguém viu a reportagem que deu na tv sobre este prato?? falaram desde o tipo de carne que deve ser usada até ao melhor (pelo menos na opinião das pessoas envolvidas e entrevistadas) restaurante para o saborear, passando inclusivamente pelo tipo de lenha e lume que deve ser utilizado.... bastante completa, pareceu-me.....

    beijos
    PA

    ResponderEliminar
  4. Eu tive oportunidade de ver a reportagem.
    Só me apeteceu mete-me na biatura e conduzir-me ás pressas até Mogadouro, canudo...
    _________________
    Saudações Sadinas

    ff

    ResponderEliminar
  5. E ver aquele naco de carne ser fatiado e depois colocadas as postas no braseiro de lenha??? ai ai ai

    beijos
    PA

    ResponderEliminar
  6. Agradecia que me informasse qual é, neste restaurante, o acompanhamento da Posta. Batata frita ou batata a murro?
    Cumprimentos,
    José A. Tavares
    _________________
    ... perdoa-se o mal que possa fazer, pelo bem que sabe...

    ResponderEliminar
  7. Se bem me lembro é com batata frita e se bem que concorde consigo quando diz que a mesma deveria ser servida com batatinha a murro, com a ligação inexoravel do azeite, não se iluda no entanto, pois que a posta no Saldanha é memorável. Eu como não como batata frita...só saboreio a posta que no Saldanha é muito boa.
    _________________
    ...de binários,só percebo o dos automóveis.

    ResponderEliminar