Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

sábado, 16 de maio de 2009

"Quinta da Camposa" - Maia

Fica longe de tudo, complicado para quem é a 1ª vez mas depois, descobrimos que afinal, fica bem perto de tudo! Fica num cruzamento a meio da Serra da Agrela, junto ao aeródromo da Maia.

Tem uma sala de entradas, fantástica: salada de búzios, alheira de caça, presunto, bacalhau desfiado,etc.

Aconselho a almoçarem Vitela Grelhada. É que já ficam jantados e com o peq. almoço do dia seguinte.

Boa selecção de vinhos. A sobremesa, nos doces, é servida em formato "prova de degustação"...

A decoração é acolhedora e muito bem conseguida.

Serviço muito eficiente e de qualidade.

Rua Central da Camposa - Folgosa - tel:22-9687977 - www.quintadacamposa.com

Nuno Campos

2 comentários:

  1. Numa casa de quinta bem arranjada no concelho da Maia, vamos encontrar este Poiso, que para além de servir refeições diariamente,organiza eventos.
    O espaço principal é dividido por duas salas desniveladas, sendo que se entra pela de cima, onde deparamos logo com duas mesas só de entradas, num ambiente muito agradavel. Esta sala é mesmo só para isso, para se degustar as entradas, em pé ou sentados num beiral de pedra granitica. E como entradas temos muita coisa boa, como: salada de grão de bico, feijão frade, orelheira, presunto muito bom com optimo melão, bacalhau desfiado em azeite,cebola e alho,pimentos assados,pataniscas de bacalhau,torresmos,rissois e croquetes,pimentos padrón, chouriça, moelas em molho picante e mais algumas das quais não me recordo. Tudo isto à discrição do cliente.Descendo depois à sala, encontramos a ementa, da qual consta: Bacalhau assado na brasa bem coberto com azeite, batatas cozidas e cebola,Polvo assado na brasa, com batata cozida e grelos salteados, filetes de polvo, com batata frita e salada; nas carnes, desde rojões à moda do Minho, naco de Vitela alto, grelhado,com batata a murro e esparregado,cabrito assado em forno de lenha,com arroz de miudos , batata assada e grelos, vitela assada no forno, Arroz de Pica no chão de criação própria. Nesta incursão que fizemos acompanhados da mana Ana Dithmer, fomos para o Bacalhau e para o naco de Vitela grelhado que pedimos mal passado e veio...bem passado. Mesmo assim, a carne era deliciosa e muito tenra. Nas sobremesas optámos por um leite creme queimado e por um delicioso Abade de Priscos,feito como deve ser. Nos vinhos optámos durante as entradas por um verde branco da casa de bom tom - nao havia verde tinto... - e quando quisemos mudar para um maduro tinto e ao pedirmos a carta de vinhos...disseram-nos para escolher dos vinhos que estão abundantemente expostos por toda a sala...estranho. No fim, pagámos cada um 30 euros.

    Existem mais dois anexos, entre os quais a "Sala da Má Lingua" que pode albergar cerca de 12 a 15 comensais, onde está o forno de lenha e que é a indicada para grupos com reserva prévia.

    Quinta da Camposa - Rua Central da Camposa - Maia
    telefone: 229 687 977 - não fecha - aparcamento
    Aceita cartões.

    ResponderEliminar
  2. As minhas expectativas eram muito altas uma vez que já várias pessoas me tinham transmitido a sua opinião sobre este poiso. Quanto isto acontece as coisas geralmente não correm de acordo com a nossa expectativa. Uma casa muito bem aproveitada e moderna apesar de respeitar a traça de casa de campo. As entradas muito variadas e todas muito boas. Nada a apontar e achei a ideia engraçada de serem servidas num ambiente mais informal enquanto a encomenda dos pratos principais foi feita. Na sala, bem arranjada e agradável foi-nos apresentado um bacalhau que como matéria prima podia ser de maior qualidade mas que estava bem confecionado, especialmente as migas que o cobriam que vinham no ponto, levemente torradas e estaladiças e umas batatas a murro muito boas. De uma maneira geral um prato agradável.Chamou-me a atenção, quando se quis mudar de vinho, e eu que não bebo, fomos informados que a casa não tinha o que se pretendia nem sequer foi apresentada a carta dos vinhos para outra opção.As sobremesas não trouxeram novidades relevantes à excepção do pudim de abade de priscos que segundo o especialista , o Artur, era do verdadeiro portanto muito bom. Talvez por sermos os únicos clientes dessa noite, não pude deixar de "sentir" uma certa pressa no serviço por parte dos empregados, apesar de muito simpáticos. O facto de teram fechado a cozinha antes sequer de termos pedido a conta não me deixou com a melhor das impressões. Mas como atrás referi talvez por sermos os únicos clientes do restaurante. À saída fomos interpelados pelo proprietário da casa que demonstrou uma simpatia e disponibilidade que merece uma nota positiva. No conjunto a apreciação é positiva embora esperasse mais deste poiso.

    ResponderEliminar