Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"O Abocanhado" - Brufe - Vilarinho das Furnas - Braga - RIP

Ora muito bem. Projecto arrojadíssimo, este O Abocanhado. Porquê? Primeiro a loalização, soberba, em plena serra da Peneda/Gerês, perto, muito perto da barragem de Vilarinho das Furnas, na aldeia de Brufe. O edificio, moderno e " bem esgalhado"confunde-se na paisagem natural, não sendo de forma alguma "notado". Projecto arrojado, pois não é sempre que se vê alguém,apostar num restaurante em "terras de nenhures" e para mais, trabalhar somente aos fins de semana. E com casa quase sempre cheia...Notavel 

O edificio moderno e com paredes exteriores revestidas a madeira, com uma enorme varanda com uma linda paisagem a perder de vista, alberga uma enorme vidraça a todo o comprimento da sala, que é muito bonita, moderna, com um lindo soalho de madeira,tal qual se deseja nestas paragens. Amesendação correcta e ampla, com muito espaço. Nas entradas " os miminhos do costume", entre os quais uns rojoezinhos bem temperados, uma morcela de sangue de excelente qualidade,os pasteizinhos de bacalhau e um pao delicioso, vao-nos entretendo para depois recebermos o menu, em que constam pelo menos dois bacalhaus - um com broa e outro muito interessante, que é lascado em pedaços generosos e depois servido com uma cama de legumes cozidos, entremeada no proprio bacalhau , servido com batatinha a murro e regado pois como deve ser com azeite muito bom. Nos pratos de carne, destaque para a posta, para as costelas de veado, e para o costeletão, todos eles com excelente aspecto. Sobremesas tradicionais da região e uma boa lista de vinhos fazem com que seja poiso a visitar novamente.Convém reservar. 

RIP 

Brufe - Vilarinho das Furnas 

Telefone: 253352944 
Setembro de 2005 
A.Nogueira

4 comentários:

  1. Apesar da viagem um pouco longa, vale a pena visitar este poiso.

    Situado perto de Vilarinho das Furnas, O Abocanhado está num local previlegiado em termos de paisagem.Situado na Aldeia de Brufe, pequena mas muito característica e bonita, é um espaço recente mas que se integra bem com o meio envolvente.

    Sala grande e com muita luz onde fomos recebidos pelo proprietário que segundo o Ricardo Vilalverde vive no Porto durante a semana, abrindo o restaurante só ao Sábado e Domingo. Convém não esquecer deste pormenor. Entradas compostas de pataniscas de bacalhau, morcela de sangue, rojõezinhos em vinho tinto, azeitonas da região, e pão muito bom.Depois os pratos em que dou destaque ao Bacalhau no forno com migas de broa e à Tiburnada de bacalhau - pedaços de bacalhau grelhados envolvidos em legumes, morcela, muita cebola, e fatias fininhas de broa frita em azeite com batata a murro a acompanhar. Uma posta que se recomenda, um costeletão de boi e por fim a pá de veado que segundo os comensais estava muito boa.

    As sobremesas estavam muito boas, mas nada digno de referência em particular.

    Quantos aos vinhos, pois não posso comentar.

    De uma maneira geral, o resultado foi satisfatório e o preço qualidade é perfeitamente aceitável.

    Setembro de 2005
    Teresa Sá Carneiro

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,
    gostaria de saber qual é o tipico vinho de vilarinho das furnas?

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente nao faço ideia. Dada sua posição geográfica - Minho - só poderá ser um vinho verde...digo eu !

    ResponderEliminar
  4. Está bem,
    Muito Obrigada pela informação.

    ResponderEliminar