Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"O Amandio" - Ribeira da Azenha - V.N.Milfontes - RIP

Com origem num pequeno tasco/café a menina Julinha, a filha do dono, criou um restaurante modesto mas de grande qualidade. Uma sala simpática com lareira, decorada com artesanato Alentejano, para cerca de 40 pessoas, e um pátio com uma mesa de bancos corridos coberta com uma trepadeira, permitem disputar mais 22 lugares, estes com vista para as brasas do forno /churrasqueira onde a menina Julinha trabalha o peixe sempre fresquinho, que por vezes podemos ver chegar ainda vivo ao restaurante. Sargos, Robalos, Bailas, Besugos, Sardinhas, Salmonetes e outros acompanhados por boas batatas cozidas e vagens, generosas saladas de alface, tomate, cebola e coentros com origem no local e cujo sabor dificilmente se encontra noutros poisos. Nas carnes as costeletas de vitela de encher o prato, as febras, espetadas e o entrecosto grelhado são opções sempre bem servidas acompanhadas por boas batatas fritas e por vezes arroz com pinhões Ao almoço e por forma a servir mais rapidamente quem lá se dirige no intervalo do trabalho um ou mais pratos que podem ir da carne de porco com migas alentejanas ou com camarão, frango ou coelho com pimento e tomate, comprovadamente caseiros, até ao polvo assado. Estes pratos juntamente com as conversas inesquecíveis dos alentejanos que se sentam ao nosso lado fazem uma refeição a degustar lentamente e a chorar por mais. Para entrada azeitonas pequeninas bem temperadas em azeite e coentros, os enchidos e queijinhos alentejanos sempre acompanhados de pão e vinho com a mesma origem. Sobremesas caseiras como arroz doce, Mousse de chocolate gelatinas com frutas confeccionadas por vezes até de madrugada pela menina Julinha,exemplo de que no Alentejo também se trabalha. No final a conta de 9 a 15 euros por pessoa. O Restaurante abre nos meses de Verão fora deste período experimente falar com a Julinha e poderá comer uma boa caldeirada de peixefeita confeccionada em conjunto para si para a família da Julinha e família e não se vai esquecer mais. 

Para lá chegar quem sai de Milfontes para Norte pela EN 390 em direcção ao Cercal vira à esquerda nos semáforos de Brunheiras para a EM 1072, em direcção à praia do Malhão/Porto Covo/Sines, passa por Malhadinhas segue-se o parque de campismo Sitava e 2 km depois ao encontrar a Placa Ribeira da Azenha virar na 1ª (em terra batida) ou 2 ª à esquerda e são só 500 metros até ao restaurante. Depois do almoço recomendo não voltar à estrada, continue no estradão de terra batida, sem receio da areia, são só 5 minutos e pode deliciar-se na bela e extensa praia de Aivados já com vista para a ilha do pessegueiro. 

José Costa

15 comentários:

  1. Uma descoberta, este café-restaurante " O Amandio " em Ribeira da Azenha. Aliás nao foi bem uma descoberta, mas sim uma indicação de uma das minhas irmãs, que vive muito perto de Almograve. E que indicação. O "poiso" fica cerca de 12 kms a norte de Milfontes, na estrada que vai para Porto Covo.

    Casa simples, com duas salas e um telheiro ao ar livre, com mesas e bancos corridos. Gerido pela D. Julia - a Julinha - e com assistência da sua filha Marta e mais uma empregada - curiosamente todo o poiso é "assistido" por senhoras ( quiçá por isso o serviço seja atento e competente ), com umas brasas mesmo ao lado onde se grelha sobretudo bom peixe e alguma carne. A marcação de mesa no alpendre, é muito engraçada, pois que colocam umas toalhas de papel onde caibam as pessoas que reservaram, ficando espaçadas das outras marcações , para que haja espaço entre as pessoas. Na mesma toalha de papel é escrito a esferográfica o nome da pessoa que reservou. Simples e eficaz.

    Tive oportunidade de lá ir três vezes durante as férias, somente para o peixinho, sendo que outros comensais comeram carne e nao se queixaram. E a única coisa que posso dizer é que se comeu sempre bem, quer nos peixes - o forte da casa , e sempre fresco - quer nas carnes, tudo bem grelhadinho nop seu devido ponto, com diversos acompanhamentos acertados.

    Nas entradas temos sempre bom pão alentejano, azeitonas e queijinhos de cabra. Nas sobremesas, pois a coisa não falha, desde pudim de ovos - mais a puxar para um bom flan, mas mais pesado que o flan - a passar por bolo de brigadeiro, molotof, arroz doce, fruta época, quentes e frios de diversos sabores, não ficamos mal de forma alguma.

    Nos vinhos, branco e tinto da casa muito aceitaveis e no final, sim no final, com tudo incluido - desde as entradas às sobremesas incluindo cafés e vinhos - a conta mais cara que pagámos foi de 17 euros por pessoa e a mais baixa de 15 euros por pessoa. Se atendermos que estamos a comer peixe fresquíssimo e muito bem trabalhado...nao é caro.

    Só nos meses de verão servem almoços e jantares. Outono, Inverno e Primavera, só almoços. Convém fazer reserva na época alta.

    RIP

    Café-Restaurante "O Amandio" - Ribeira de Azenha
    tel: 269 905 277
    gps: N 37.80195º - W 8.77552º

    _________________
    ...de binários,só percebo o dos automóveis

    ResponderEliminar
  2. A Julinha não é propriamente um restaurante que conste no guia michelin, até porque se assim fosse não seria recomendável...
    Já lá vou há 20 anos e (sem qualquer ofensa para os comentários anteriores) a descrição aqui feita não reflecte a realidade dos factos.
    A única referência que importa realçar é o facto de aqui nos sentirmos em casa e iguais. Todos os que lá vão com a ideia de comparar preços e qualidade, o melhor é irem para outros destinos, até porque quantos mais...pior!!
    Este local tem vindo a ser invadido por pseudo surfistas e turistas (que mais mereciam estar na Torreira ou praia de Espinho) que não sabem disfrutar do melhor que tem a Julinha: O AMBIENTE - A ENVOLVÊNCIA. Tudo o resto é teoria...
    Agradeçe-se o favor de não divulgar este templo, sob pena de cada vez mais ser invadido por pernosas non gratas...muito menos dar referencias com coordenadas de GPS.
    Neste local estão proíbidas todas e quaisquer novas tecnologias. Quem por lá aparecer com um portátil está sujeito a ser vaiado...
    ...a Julinha de há vinte anos (infelizmente) já não é o que era...mas os costumes mantêm-se...
    Meus caros...continuem a divulgar estes recantos do Alentejo e não tardam 10 anos sentir-nos-emos no Algarve.
    Agradeçe-se contenção...
    Os momentos de prazer nem sempre são partilháveis e há que saber guardar segredo!!!

    ResponderEliminar
  3. Este restaurante e de verdade um lugar que merece ser conhecido. Com respeito ao comentario do ANONIMO do 12 de agosto de 2009, este me parece un pouco egoista. O facto de ir desde 20 anos nao da o menor direito de apropriarse o lugar y ter un discurso elistisma y snob. Em complemento a posicao intolerante frente aos usuarios de tablas de surf ou telefones me parece bastante mal educado.
    Sou alentejano, faco surf na costa alentejana desde 28 anos, incluso nos Aivados con parajens no restaurante da Julinha y espero que o lugar este cheio de gente bem educada, tolerante y aberta, e a melhor maneira de proteger o melhor que tem o lugar : O AMBIENTE - A ENVOLVENCIA.
    Rui.

    ResponderEliminar
  4. Carissimos

    Nunca vi nenhum restaurante, seja ele de que natureza seja, a aguentar-se somente pelo "ambiente e envolvencia". Se a Julinha existe há tanto tempo deve-se essencialmente pela qualidade do que serve e pela respectiva relação preço / qualidade. Portanto penso que a tal " teoria ", não seja tão teoria quanto isso.

    Eu para ter ambiente e envolvencia ( e boa comida também ) fico em casa, mas gosto de explorar os poisos deste país e de da-los a conhecer a toda a gente. Elitismos nao é comigo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, mas eu acho que percebi o que o "anónimo" quiz dizer e não concordo com o adjectivo qualificativo de elitista, uma vez que as elites não vão ao dito restaurante.
    Opiniões à parte, concordo a 100 % com o comentário de que daqui por 10 anos o Alentejo se equipará ao Algarve e nessa altura, dir-nos-ao caros Artur, Rui e outros, se a Julinha e outros Alentejanos de gema continuam a praticar os mesmos preços dos bons velhos tempos de 2009...Desconhecia que em Alentejano chamavam tablas às pranchas de surf (e um texto escrito em Alentejano é sempre bem divertido: Obrigado Rui por nos presenteares com o teu delicioso texto em Português do Alentejo. Vê-se bem que és um genuíno),mas que é um tanto incomodativo estar numa paisagem quase virgem e levar com enchentes de tablas, também concordo, embora respeite...
    Quanto ao café Amandio, já por lá passei umas quantas vezes e tenho verificado que, para bem do proprietário, o mesmo já não chega para as encomendas, pelo que mais uma vez concordo com o comentário que daqui por alguns anos o restaurante tenderá a tornar-se mais comercial e consequentemente menos bom... Gostava bem mais da tasca de antigamente do que da confusão em que se tornou. Qualquer dia parece aquele restaurante no Algarve: O "Pito da Guia".
    Também gostaria que aqui sugerissem outros poisos do Alentejo, ou apenas recomendam este?
    É que há mais vida no Alentejo para além do café amandio.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Andrade, obvio que há mais poisos no alentejo , tudo depende se os "poisantes" escrevem sobre eles ou não. Pelo meu lado e pelo lado de outros "poisantes" ha mais opiniões sobre poisos alentejanos, mais para o interior, só que só consegue lá chegar pelos nomes dos mesmos.

    Cumprimentos
    Artur

    ResponderEliminar
  7. de facto este restaurante é de bastante qualidade
    e recomendo a todas as pessoas para la irem

    ResponderEliminar
  8. tambem gostaria de dizer que ja estive opurtuninade de ir ao restaurante amadio fiquei muto satisfeito nao so por oque comi mas como a sipactia das senhoras que la trabanhao

    ResponderEliminar
  9. Estive lá à uns dias atrás e gostei imenso, pois tal como já foi dito, senti-mo-nos em casa e o preço está muito em conta para a qualidade que é excelente e recomendo a qualquer um(uma) que aprecie comida!!!
    Hélder Duque

    ResponderEliminar
  10. O Restaurante é Fabuloso e recomenda-se a quem aprecia qualidade e boa comida. O acolhimento é fantástico, devido à excelente equipa que lá trabalha afincadamente em equipa de forma muito sincronizada.
    Já foi aqui referido a D. Júlia e sua filha, a Julinha e a Marta, neta da proprietária, onde com distinção se fala da simpatia e enorme capacidade de gestão de um restaurante tão pitoresco e ao mesmo tempo de alto nível como este.
    Como também já foi aqui mencionado, a especialidade da casa tem um leque de opções onde a dificuldade prende-se até mesmo na melhor escolha, pois para mim recomendo tudo, desde as entradas, as sopas, ao peixe, à carne, aos vinhos e às sobremesas... Adorei lá passar 15 dias num dos seus empreendimentos e recomendo vivamente.
    Irene Mendes

    ResponderEliminar
  11. Eu acampei selvagem nos aivados.... E onde se ia às compras era na venda da D. Julia, a mãe da Julinha. E comer quando não apetecia cozinhar na fogueira. E comprar gelados para as crianças... e beber uma cerveja quando o calor apertava. E já se comia bem sim, mas não tinha nome...e sim, ficámos durante anos caladinhos, protegendo um paraíso. Mas fico contente pela Julinha, que bem merece.

    ResponderEliminar
  12. Estive em 2010 e fiquei a chorar por mais. Mas não fui nos grelhados, fui num bom cozido à moda alentejana, onde tudo dentro daquele prato tinha um sabor que eu mal suspeitaria ser possível.

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos! Isto ainda funciona?
    Bem fui com um grupo de amigos ontem almoçar aqui ao Amândio.
    Só posso dizer que recomendo vivamente!
    Come-se muito bem mesmo, a esplanada é magnífica - mesmo ao lado do "carvão" e bebe-se igualmente bem.
    Para coroar uma pequena viagem de moto por estradas secundárias e passar um bom par de horas à mesa em amena cavaqueira recomendo MEEESMO!

    ResponderEliminar
  14. Claro que funciona, tal qual o Amandio funciona sempre e muito bem :)

    ResponderEliminar
  15. Vou nos próximos dias, como faço quase todos os anos, passar uns dias nas proximidades de Mil Fontes. Conheço bem a Zona e alguns sítios nas proximidades. Gosto de conhecer tudo, não passo sem ir a Tasca do Celso ou ao Dunas Mil, da mesma forma que procuro sempre conhecer sítios como o descrito em que somos acolhidos como só no Alentejo é possível. É verdade que quantas mais pessoas o conhecerem e visitarem menos característico ficará, no meu caso não fosse por estes comentários e outros que tenho lido, dificilmente teria ouvido falar dele ou equacionaria uma visita. Obrigado!

    ResponderEliminar