Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

sábado, 16 de maio de 2009

"Trás d'Orelha" - Matosinhos

..comidinha de "trás da Orelha é de acordo com o que aprendi já em miúdo, a comidinha em que com a mão atrás da orelha se dizia "é daqui" ";-) ... comidinha q nos sabe bem, surpreende e não se esquece e se comenta com os amigos...Não é o que eu posso dizer de uma visita ao "Trás ´d'Orelha" de Matosinhos. Faz hoje uma semana fui jantar ao referido Poiso, em plena Festa do Mar em que se pretende mostrar a gastronomia de Matosinhos onde o peixe é a corte e a sardinha o Rei, e lá confirmei a minha tese (apesar de não comer muitas vezes em Matosinhos acho que tenho alguma razão) de que Matosinhos já não é uma grande terra de peixe... O Gustavo pediu carne (..jovens em desenvolvimento...) umas costelinhas grelhadas que não provei mas estavam com bom aspecto.O Gus comeu bem e gostou. Eu pedi uns chocos grelhados acompanhados por batata pseudo a murro. Não estava mau mas nada de extraordinário. As batatinhas do "Tito", do "Lusitano" e da Casa Serrão são melhores (na casa Serrão tem um senão: quando as batatas chegam já comi o peixe e já penso na sobremesa..). a Isabel pediu Sardinhas e achou que estavam boas o que respeito (ela gosta delas não muito grandes e não muito gordas) mas eu que tenho a mania de ser assador de peixe ao olhar para as sardinhas pelo aspecto da pele "assapada" à carne disse logo que estiveram muito tempo no sal e já não eram frescas como deveriam ser em Matosinhos especialmente no decorrer de uma festa do Mar em que se pretende mostrar que Matosinhos é terra de peixe. Comi uma e confirmei a minha primeira impressão. O serviço esteve do Mau ao Bom desde a simpatia de um empregado às unhas completamente negras de um outro que trouxe a travessa das sardinhas para a mesa (eu asso muita vezes peixe e carne e depois de ter a brasa OK as minhas mão ficam impecáveis não precisam de ter carvão e gordura... o que nem é difícil pois basta lavar as mãos...)...Para entrada pedi pimentos padron que acompanharam a salada mista e choquinhos fritos (bons) e o empregado teve a amabilidade quando viu a travessa dos pimentos a meio de os despejar na salada mista para a travessa não estorvar...por acaso a salada até nem tinha muito vinagre do qual gosto mas evito ingerir pois a cara reage como se eu fose alérgico. Uma vez pode não ser exemplo mas até provas em contrário considero que o Trás d´Orelha" não pode representar Matosinhos como Terra de Peixe.. Ficarei feliz se muita gente vier a ter opinião diferente mas penso que em Matosinhos há melhores escolhas... 

Rua Heróis de França, 549 Matosinhos Telefone:229371920

Junho de 2006

José Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário