Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Casa d'Armas - Viana do Castelo


No último ano e meio abriram em Viana do Castelo, 26 casas de restauração de todos os tipos, sendo que na zona, se podem encontrar desde bons tasquinhos a bons restaurantes mais sofisticados.

O Casa D'Armas - que ocupa uma antiga mansão senhorial que data de 1702- encontra-se inserido neste último grupo e já com alguns anos de laboração, continua a apresentar uma qualidade global de bom nivel. Sala muito agradavel, com amesendação muito correcta, decoração agradavel, tudo conjugado para que uma refeição nesta casa, dirigida pelo Sr. Fernando Julião - barman de formação - coadjuvado pela sua mulher D. Nidia - na cozinha naturalmente - e seu fiho Emanuel, se torne num autentico prazer.

À entrada, do lado direito, encontramos uma belissimo balcao todo em madeira - muito antigo e resgatado do antigo hotel Europa demolido em 1906, levado para o restaurante 80 anos depois - onde se podem beber uns aperitivos e estar em conversa amena, antes de nos sentarmos à mesa. Nesta casa tudo é feito na altura e enquanto esperamos, há que degustar o couvert que é composto entroutras coisas boas, de frango panado em massa folhada,rollinhos de bacon e salsicha grelhados,sapateira recheada, para além do pao e da manteiga, sempre benvindos.

De notar que a carta tem bem explicito o preço de cada um destes elementos, de forma a que o cliente saboreie só aquilo que pretender, sendo que deverá mandar retirar aquilo que não deseje.

Espargos verdes recheados com bacon - muito bons - camarão ao alho ,salmão fumado e saladinha de camarão, fazem parte das entradas. Nos peixes- sempre frescos - podem-se escolher o rodovalho, cherne ou robalo,grelhados ou cozinhados com arroz. O "fiel amigo" está também representado na versão Bacalhau à Casa D'Armas. O arroz e a açorda de marisco estão também disponiveis, assim como uma deliciosa pescada à Casa d'Armas - cozida com ervas e recheda com gambas - de estalo. Nas carnes podem-se saborerar, para além dos tradicionais bifes com cogumelos e ao alho, o tornedó à Casa d'Armas - dois pedaços de lombo muito bom - e Terra e Mar - um naco de carne de lombo, com camarão por cima - ambos flamejados com rum.Uma delicia. 

Nos grelhados encontramos a picanha, o rosbife e o lombo, qualquer um aposta segura, para os menos destemidos. Chegados que somos às sobremesas, basta-nos escolher de um pequeno carrinho, cerca de 8 variedades de coisas boas e doces. A carta de vinhos é completa e o serviço muito atento e profissional. De notar que a ementa é toda detalhada na carta e como nota de rodapé a informação de que as carnes são todas mal passadas, de forma a evitarem-se mal entendidos e dar a prévia escolha ao comensal de como deseja ser servido neste particular.

Largo 5 de Outubro, 30 - Viana do Castelo

12.305hrs/15 hrs - 19.30/ 22.30 - Fecha à quarta feira

tel: 258 824999

Julho de 2005

Artur


Sem comentários:

Enviar um comentário