Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

sexta-feira, 15 de maio de 2009

"Maria Rita" - Romeu - Mirandela - Bragança - RIP


No IP4, após Mirandela e um pouco antes da saida para Macedo de Cavaleiros, existe uma saida para Romeu, pequena aldeia que outrora albergava a familia Clemente Menéres e a sua indústria. Romeu é hoje não mais que uma pequena aldeia semi-povoada, onde vamos encontrar este magnifico "poiso"., em instalações recuperadas, muito bonitas. Para além dos pratos tradicionais da região - bacalhaus, cabritos, e outros petiscos,- aqui vai-se sobretudo pela Sopa Seca da Maria Rita. Um prato transmontano excepcional que mais não é que um espantoso cozido de carnes, grão e legumes, que vai ao forno com fatias de pão por cima para tostar, antes de vir para a mesa. Quem não experimentou, não sabe o que perde. Serviço á "antiga "com empregadas fardadas como " il faut" e sem grandes falhas. A experimentar pelo gastrónomo curioso e exigente.

fecha ao domingo à noite e segunda feira

Tel: 278939134
5370-620 Romeu - Mirandela

AM

4 comentários:

  1. Existem Poisos que são referencias nacionais, Poisos que pela sua excelência merecem sempre destaque ou nos ocorrem logo à memória quando nos perguntam algo sobre a nossa gastronomia e as suas casas de bem comer. O Maria Rita é um desses Poisos. Aberto há mais de 30 anos, soube-se sempre manter na crista da onda mercê de seguir uma ementa tradicional, com pratos próprios, de boa qualidade, aliados a um serviço simpático e a uma envolvente de extremo bom gosto e conforto. Nesta ultima visita que efectuámos - a nossa quarta ou quinta - ficámos satisfeitissimos por ver que tudo se mantém na mesma, quiçá para melhor, pois que a gerencia da casa está agora a cargo de uma jovem de vinte e poucos anos, a menina Leonor que não só quer respeitar as tradições, como quer "desenterrar" pratos da casa antigos, tudo aliado a uma nova maneira de ver a gastronomia e de servir a mesma, também com os conselhos e maneiras de ver do Ricardo,outro jovem que lhe faz companhia. Portanto pelo menos , o Maria Rita continua com futuro e isso per si, é uma boa noticia.

    As salas são lindissimas, qualquer uma delas - tem 3 salas, sendo que uma é a que alberga, quando necessário, grupos maiores. Decoração antiga, de bom gosto, soalho em travejado de madeira antiga, tudo no Maria Rita é diferente de outro Poiso qualquer e faz-nos sobretudo sentir em casa. Todos os pormenores para isso contam, até a música que se vai ouvindo durante a refeição, desde bom jazz clássico, a música clássica, num registo sonoro em nada incomodativo. Enquanto esperávamos pelas nossas encomendas - Sopa Seca e Açorda de Espargos Bravos ( pratos somente por encomenda, a par do Bacalhau à Maria Rita ), depenicámos uma azeitonas muito boas, acompanhadas de um pão de mistura muito bom, que mergulhavamos em azeite transmontano - o melhor azeite de Portugal na minha opinião . Na escolha do vinho, pois foi escolhido um vinho feito e engarrafado para o Maria Rita, vinho do Douro pois claro, que na sua versão branco tem o nome de Julieta e na versão tinto, o nome de Romeu ( mesmo a calhar ). Escolhemos o tinto 2003, premiado com medalha de prata no IX concurso de vinhos do Douro que e logo no nariz, se revelou , na minha condição de curioso, extremamente frutado - neste caso penso que amoras - e que apesar dos seus 14º, não se notava o alcool em demasia. Excelente.Na boca, o mesmo sabor a fruta madura e o alcool bem disfarçado lá no meio, a prometer que daqui a dois/tres anos, esteja no seu melhor.De autoria do enólogo Rui Cunha, aviei-me logo com uma caixa de 6 garrafas - vendidas pelo restaurante - para o que der e vier. Até que chegaram as "vedetas" da noite. A Sopa Seca e a Açorda de Espargos. Conforme explicado na apreciação já existente, as duas são confeccionadas de maneira identica , sendo que a Sopa Seca leva as carnes de cozido , juntamente com grão e legumes, cobertos por fatias generosas de pão, que vai ao forno a tostar e depois de sair, é regado com azeite do bom, a ferver, e a Açorda de Espargos em vez do grão e dos legumes, leva...ora pois claro...espargos bravos.E que diferença entre um e outro. Ambos notáveis, a Açorda de Espargos é mais "potente" devido ao sabor mais acentuado, sendo que a Sopa Seca é mais suave.De entre os dois pratos, venha o diabo e escolha. Nas sobremesas, queijo muito bom com doce de maçã .- excelente o doce de maçã - e leite creme queimado na hora, de muito bom sabor mas que a nosso ver, deveria ter sido servido não tão frio, mas a uma temperatura mais condizente com a sua torra de acúcar. Mesmo assim, um leite creme á antiga, como deve ser.Cafés para quatro e uma conta final de...25 euros por pessoa, duas garrafas de vinho incluidas, o que vem demonstrar que para se degustar uma refeição deste gabarito, com a envolvente única que tem, não é preciso ficar-se de mãos a abanar.

    Novembro de 2006
    AN

    ResponderEliminar
  2. Um Excelente surpresa, sim senhor! E quase ia casando,...., o provocando um divórcio...!

    Um espaço único, lindíssimo, que nos faz recuar umas boas décadas, muito cuidado, e com um conceito interessante. Ali sentímo-nos donos daquele espaço. Ainda p'ra mais ficando na cabeceira como eu fiquei.

    Adorei ambos os pratos, mas inclino-me mais para a Sopa Seca. Quanto à Açorda, creio que vai mais como um petisco, dada a sua intensidade de sabor.

    O vinho achei óptimo, bem seco, mas escorregar que nem mel.

    A Alheira achei muito boa, mas com um paladar diferente daquele que estou mais habituado.
    O serviço excelente, profuso de simpatia e de acolhimento. A "Chancella" veio mesmo a calhar, pois já era mesmo preciso.

    ResponderEliminar
  3. Recebemos por email a seguinte queixa sobre o Maria Rita. Transcrevemos a queixa e a nossa resposta:

    "Senhores

    Estive sabado (08/08), as 12h45 min (aproximadamente) no Restaurante Maria Rita e não sabedora que pertencia a Irmandade dos Poisos, vim cheia de queixas. Meu intuito não é reclamar mas sim esclarecer partes da gastronomia que para mim pareceu-me das piores. No prato referente ao bacalhau e batatas, estas eram completamente secas e a casca foi impossível de retirar. Este é meu questionamento. Estavam correctas?

    Cumprimentos

    Tania Marisa Ribeiro Serra Castilhos "

    Resposta:

    " Cara senhora

    A Irmandade dos Poisos é tão somente um grupo de pessoas que apreciam gastronomia e nao é detentora ou proprietária de algum restaurante.

    Quanto à sua má experiencia no Maria Rita, pois lamento que tal tenha acontecido pois que pela experiencia de muitos apreciadores da boa comida tradicional portuguesa, e varias idas de mim proprio ao dito poiso, o mesmo continua a ser uma grande casa de bem comer.

    Fica no entanto a sua chamada de atenção, que será publicada no nosso blog - www.poisos.com - na secção respectiva do Maria Rita.

    Lamento a sua má experiencia
    Artur Nogueira
    Irmandade dos Poisos "

    ResponderEliminar
  4. Almocei aqui no dia 29 de Abril. Não há palavras...O espaço é único e fez.me recuar á minha meninice. A comida também ela única.Prometo lá voltar brevemente. Parabéns.

    ResponderEliminar