Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Xarrôco" - Matosinhos - Porto

Um dos meus locais de eleição para comer um bom peixe em Matosinhos. É um espaço agradável, com boa energia, alegre, com um excelente serviço e recepção. Embora tenha uma lista variada, conheço poucos pratos. Tal, deve-se ao facto de em cerca de 99% das vezes como o peixe galo que, para mim, é o ex-libris da casa. O dito é trabalhado na brasa, e muito bem trabalhado. Depois é acompanhado com açorda d'ovas do respectivo, que são finalizadas na mesa, junto ao Cliente, quando lhes é acrescentado um ovos e depois mexidas com ritmo mas ao mesmo tempo muita delicadeza. Resultado final: Notável! De entradas, já la comi os pimentos padron, petinga frita, e pouco mais. A sardinha assada, na sua época, é do melhor que há. Esta também pode servir de entrada, enquanto se espera pelo "galo". A lista de vinhos podia ser melhor e equilibrada. Nas sobremesas, encontramos um bom leite creme, e pouco mais conheço.

A NAO PERDER. Fica na Rua Heróis de França, 507, Matosinhos. Tel: 22 9381649

_________________
Ricardo Vila Verde

4 comentários:

  1. Para comer peixe tem um restaurante mesmo ao lado chamado Serrão que também é bom.
    ___________
    Angelo Paquete

    ResponderEliminar
  2. O Serrão é bom mas o serviço é feito às pinguinhas. Das 3 vezes que lá fui não comi tudo o que pedi... trazem o peixe e nunca mais trazem o acompanhamento... esquecem-se do Azeite...as batatas (boas) chegam já está o peixe comido.... , trazem saladas depois não chega mais nada sem que paase 1 hora, e quando reparam/reclamamos oferecem sardinha assada para esperarmos mais,... etc. Embora o peixe seja bom e o ambiente tipico de Matosinhos desesperei a não devo lá voltar prefiro ir mais abaixo, na mesma rua, ao Lusitano.
    _________________
    ... ...Bebam com moderação ou larguem a "rodinha" da mão... .....

    JC

    ResponderEliminar
  3. Ora guiado pela opinião do mano Ricardo, fui ontem com a mana Mé ao Xarroco . Primeira constatação: a amesendação é demasiado apertada para o meu gosto, pois que, quem se sentar atrás de nós ou ao nosso lado, parece que está na nossa mesa. Não gostei deste pormenor.

    Os empregados são simpáticos e solícitos e lá embarcámos no Peixe Galo com a açorda de milharas do mesmo ( se bem que a Teresa não goste de mílharas e pediu batata murro a acompanhar ).

    Para iniciar as hostilidades, pois vieram umas sardinhinhas para a mesa - chamam-lhes petingas mas são demasiado grandes para o serem - muitissimo bem fritas - tostadinhas por fora, suculentas por dentro - assim como um presunto muito bom e uns pimentos padrón muito bem confeccionados.

    Chegado que foi o Galispo, pois é na realidade uma especialidade: o peixe muito bem grelhado e a Açorda...enfim meus senhores e minhas senhoras , uma delícia sem dúvida. As batatas da Teresa de murro tinham pouco pois que vinham inteiras e incólumes, o que quer dizer que ninguém andou ao murro às ditas.

    Na sobremesa um leite-creme muito bom, com a particularidade de o açucar queimado ser polvilhado com...canela. Uma novidade para mim que...fica mal.

    No fim uma conta de 56 euros - bebi duas cervejas, nao tomámos café - sendo que destes 56 euros, 32 foram para o Peixe Galo.

    Não é barato...mas é muito bom.

    _________________
    ...de binários,só percebo o dos automóveis.
    GT

    ResponderEliminar
  4. Já estou com saudade de deitar abaixo um galo do Xarrôco.

    Recomenda-se também as sardinhas assadas - daqui a uns dois meses, que devem estar no ponto.

    E já agora, e por falar em galo, toca ir experimentar o peixe galo com arroz das ovas do mesmo, no "Chalandra". Fica na rua paralela à do Xarrôrco (nunca me lembro do nome do raio da rua). Tem uma sala mais tranquila do que a do Xarrôco, e um serviço mais próximo e até carismático....sob a alçada do Zé Manel - e que de peixe que ele percebe!
    _________________
    Ricardo Vila Verde

    ResponderEliminar