Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Casa Borges" - Corrilhã - Viana do Castelo


Casa Borges é o poiso que visitei no sabado passado, dia 12 de Fevereiro, aconselhada e levada por um grupo de amigos que ja conhecia o dito.Espectativa...? muitissima...!, pois que me diziam "mundos e fundos", não do espaço em si, mas do óptimo arroz de sarrabulho com rojões que por lá se serve.

Fica este situado na Corrilhã. 

Vai-se pela IC1, quem sai do Porto é claro, e sai-se na primeira que diz Ponte de Lima. Sem mais viragens e depois de se andar...sei lá quanto...?! um bocadito...10 a 15 minutos, talvez... encontra-se, do lado esquerdo da estrada, a dita Casa Borges, é só ir com um bocadito de atençao e não ha que enganar! Para marcações, que aconselham fazer aquando de grupos grandes, o numero de telefone é 258942442. 

A dona e cozinheira é a Dona Gracinda que, gentilmente e á sua maneira, mas com ar pouco asseado (o que m deixou logo de pé atrás), vem á mesa dar as boas vindas ao "pessoal". 

O espaço é tasco mesmo, tal como me haviam descrito, só que não me avisaram é que era também uma "arca frigorifica"! Um gelo...brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr! Nada aconselhvel portanto no Inverno o que é pena, pois que o ´Arroz de Sarrabulho só se come nesta altura! Julgo eu...ops...ou estarei enganada? Se estou perdoem-me a ignorãncia! 

Não sei se por o frio que lá apanhei se por o que foi, eu não fiquei com vontade de lá voltar, mesmo depois de me terem garantido que desta vez tivemos azar, que não estava tão bom como o costume...não sei...!Se quiserem vão lá tirar as dúvidas, pode ser que tenham mais sorte que eu e me convençam de que, realmente eu tiive azar no dia em que fui e que, sim senhor, vale a pena a deslocação! 

Como petiscos, para entreter enquanto faziam o arrozito foi-nos servido, brôa de milho, azeitonas e uma chouriça assada que, para meu gosto, tinha uma boa vinha de alhos, mas com exagero de picante e carne muito mal curtida....pena ou azar?!!!!!!!!!!!

Foi-nos servido o vinho da casa, único por acaso...azar também ou garrafeira pouco prevenida?! Era um vinho da região, verde tinto, com piquinhos, nada mau como refresco...ilustro como podem ver com foto á garrafa do dito. Não de efeitos secundários para quem conduz é verdade...mas para quem queira falar e sorrir a seguir é uma desgraça...! Fica-se com a lingua, labios e dentes em mísero estado...qual veste de Senhor dos Passos!!!!!!!!!!!!!! Meus Deus! Nunca tal tinha visto!

E, ao fim de mais ou menos 30 a 40 minutos lá aparece o tão falado arrozito(ilustrado tb ). Nada mau é verdade, mas também nada do outro mundo! Estava quentinho, embora num ápice, depois de colocado no prato e senão comido muito rapidamente,gelasse devido á temperatura do "salão". Os rojões so apareceram quando já estava a servir-me pela segunda vez do arrozito mas também se não aparecessem não se perdia nada...nada de especial, bocados muito grandes e carne com pouca gordura o que os torna muito secos e sem grande paladar. O que os safou foram os bocados de figado e as batatitas que estavam óptimos, verdade!

Para sobremesa foi-nos dado à escolha entre, mousse de chocolate, mousse de ananas e leite creme queimado ou fruta da época. Todo o "pessoal" optou pelo leite creme queimado. Uns gostaram outros não...eu não, pois que vinha frio e eu tinha-me convencido que ia come-lo quentinho, que desilusão...azar?!

Cafezinhos e toca a andar que se faz tarde!Não vi o resto da lista...nem sei se havia lista...uma falha da minha parte! 

Com esta vos deixo, na esperança que tenham coragem de por este poiso poisarem e que, depois da vossa experiência, me possam dizer: 

- "Oh Guigas...? Olha que foi mesmo azar que tiveste...sério mulher!"

Pagámos, com gorja incluida, 190 euros. eramos 15...façam as contas que a mim ja não me apetece...não me parece caro, nada caro. Tambem houve quem bebesse digestivos...aguardentes...ou lá que é! Nao me perguntem quais pois que não vi os nomes...desculpem.

MM


2 comentários:

  1. Tasca Regional - Casa Borges
    Restaurante novo - Cinda - mesmo ao lado.
    O arroz é 5***** e o leite creme uma delicia

    ResponderEliminar
  2. A D.Gracinda deixou a casa antiga junto á estrada para a sua filha e mudou-se para um enorme salão ali perto uns 50 metros adentro acima da estrada. Já por lá passei e tirando o saboroso arroz de sarrabulho e o leite creme delicioso, tudo foi extremamente demorado e descoordenado...

    ResponderEliminar