Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

sábado, 16 de maio de 2009

"Poço das Fontainhas" - Setubal

Depois de uma "agradável" viagem pela A1, para avaliar a evolução das suas obras de "melhoramento" desde há 8 anos, lá chegámos nós à terra do Choco Frito...Mais um dia em cheio, com dois bons "repastos", cada um ao seu estilo, e "intermeados" com umas gulosas tortas de Azeitão, bem merecidas, pela longa e intensa caminhada pela Arrábida... Um verdadeiro teste cardiovascular....(foi mais um cardiovacilar do que cardiovascular, mas....) 

Bem , comecemos pelo 1º poiso, o "Poço das Fontaínhas": 

Começando pelo espaço, não me posso pronunciar muito, pois não fui a sala dos restaurante. Fiquei-me fiel à esplanada, não fosse alguma coisa fugir... 

Sem dúvida nenhuma, um restaurante com uma tónica muito bem vincada no peixe. Que, logo a avaliar pelo estilo de quem nele trabalha - homens inequivocamente da área - no que deles depender, só pode vir bom material para a mesa. Não experimentei o dito trabalhado na brasa mas, numa próxima, não falharei. 

Na mesa, passou-me pelo nariz: 

Nas entradas: Ovas de peixe - um restito que ainda deu para provar que os gulosos deixaram - que estava muito boas, bem frescas, só que soube a pouco. 

Os pedacinhos de fígado frito, estavam verdadeiramente deliciosos. Muito bem temperados, de comer e não parar. (sou grande fã desta iguaria, e é uma das minhas especialidades na cozinha - não é só uma mano Artur que tem especialidades...) 

As azeitonas também eram viciantes, de muito boa qualidade e muito bem temperadas. 

Na substância: 

Eu e o meu irmão optamos pela cataplana de cherne. Foi uma excelente opção, estava muito bem confeccionada, o falecido cherne, provou conviver muito bem com a calda onde nadou, e era de boa origem, fesquinho, rijinho a comprovar o seu corpo atlético de uma vida (curta provavelmente) a nada no alto mar. A calda estava no ponto certo, valeu assim o tempo que esperamos até vir para a mesa. As batatas é podiam ter mais uns minutos de convívio ao lume, pois estavam um pouco rijas. Mas nada que tivesse comprometido o "aviamento" desta excelente cataplana. 

Dos outros pratos que nos passaram pelo nariz: o robalo que estava à nossa frente, tinha excelente aspecto e pareceu ter sido muito bem trabalhado. Bem, mas este só me passou mesmo pelo nariz.... 

Ainda por lá andou, umas massadas de peixe, e estas não me passaram só pelo nariz. A mana Isabel quase me obrigou a degustar a dita. Não tive culpa. Veredito: a matéria-prima, sem dúvida que era boa, mas sem duvida que os ingredientes tiveram pouco convívio no tacho. A calda estava pouco apurada, demasiado líquida, em que nem houve tempo do tomate se desfazer e fundir na calda. 

Os chocos: apanhado o mano Artur distraído, lá fui eu subtraír um choquito e umas quantas batatas. Sendo este um prato simples, penso que a qualidade da matéria-prima aqui é mesmo determinante. E de facto, foi mais uma confirmação que estes senhores do "Poço", no que toca à matéria, não brincam. Só não sou apreciador de batatas frias à acompanhar. Mas é assim, é assim... 

O Mano Lourenço e a Mana Marta, desta vez para variar, foram nuns bifes de picanha. Vá lá que não era do refeitório da enfermaria... 

Na Sobremesa: 

Em sociedade, eu o maiorítário, atacamos em algo leve, apra aligeirar a refeição, uma encharcadazita....que logo despoletou a discussão para "encharcada ou não, eis a questão". Para mim, era encharcada e estava encharcada, de proteína e "castrol". Muito boa, muito saborosa, sabia ao que era, não era de plástico, como muitas se vêm por aí, cheias de corante. É purinha, e disfarçadamente potente. Um perigo. 

No que toca a petróleo: 

Começamos com uma invulgar sangria de espumante que, a avaliar pelo ritmo de "avianço" de jarros se revelou perigosa e traiçoeira. Muito boa, bem fresca, de potência média-alta mas silenciosa, com a hortelã a conferir-lhe alguma "inocência"

Rua das Fontaínhas 98 - Setúbal
2910-082 SETÚBAL
RVV

1 comentário:

  1. Experimenta a poucos metros ao lado , o restaurante Batareo, em peixe fresco grelhado é suberbo, um dos melhores.

    ResponderEliminar