Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

"Cozinha da Terra" - Louredo - Paredes - RIP



Aproveitando e muito bem uma casa de quinta e integrado num projecto da Casa de Louredo, encontramos esta casa de muito bem comer, que serviu de palco ao jantar do nosso IV encontro. Dirigida pela D.Teresa, o que aqui se come é de muita qualidade, com serviço atento e muito simpático.Casa antiga,em pedra, muito bonita,em que se entra para a sala de jantar pela divisão que alberga também a cozinha, logo somos invadidos por sensações olfactivas que nos fazem adivinhar que a coisa vai ser "a doer". E não nos enganámos. Salas muito bonitas e acolhedoras, bem decoradas, com boa iluminação e uma amesendação correcta. A D.Teresa vai-nos aconselhando sobre o que está à disposição na carta.

Entradas muito variadas e muito boas - pataniscas, legumes gratinados com queijo, peixinhos da horta, sopa excelente, fatias de queijo e fumeiro com tomate e uvas polvilhados com oregãos, gambas com peixe e molho de tomate - que, se não temos um pouco de tino, depressa ficamos com pouco espaço para o que vem a seguir. E a seguir...bem, a seguir é um festival de coisas boas, escolhidas previamente pelos comensais, que seria um pouco maçador descrever.Mas...bem, desde um Bacalhau no forno com "coberta" de broa de muito bom efeito, passando por Costelinhas de Borrego grelhadas no ponto, um Arroz de Pato excepcional, tudo o que nos foi servido, com imensa simpatia, estava soberbo. Nas visitas subsequentes, as ofertas foram variando, com novidades. Sempre que por lá passamos, há sempre alguma coisa nova. O vinho da casa é muito bom e nas sobremesas optámos por um "rodizio" de coisas muito muito boas - e doces obviamente. A D.Teresa Ruão, cozinha com paixão e conhecimento e gosta daquilo que faz.

Lugar da Herdade,8 -Louredo- Paredes

Telefone: 255-780900- 918756248

www.cozinhadaterra.com

Fecha domingo a jantar e segunda feira

Visitado com frequência
Artur

3 comentários:

  1. Apesar de já estar devidamente exposto e muito bem pelo Artur, gostaria de dar uma palavra em particular e este Poiso. O ambiente é muito acolhedor, e a simpatia da D. Teresa, só é suplantada pela qualidade da comida.

    É de facto uma casa muito bonita, serviço muito simpático (só mulheres!!) em que posso dizer que tudo estava francamente muito bom. As entradas muito boas e ligeiramente diferentes do habitual o que é muito agradável. Destaco as gambas com peixe em molho tomate que estavam deliciosas. O pão uma maravilha.

    O bacalhau com "coberta" de broa estava uma delícia e o arroz de pato saborosissimo. Muito bom.

    As costeletinhas de borrego eram acompanhadas de umas migas excelentes.

    As sobremesas também um pouco diferentes do habitual e todas muito boas.

    Sobre os vinhos volto a não poder comentar.

    É sem dúvida um Poiso que no meu ponto de vista merece um RIP, e merece sobretudo que lá voltemos pois além do que podemos apreciar e saborear, a D. Teresa "aguçou-nos" a imaginação ao descrever como faz o Capão no forno. Só isso já dá vontade de lá voltar. Ou melhor, de lá não ter saído e ter ficado para o dia seguinte.

    Ficará para o Capão no Forno que será concerteza um sucesso.

    Visitado com frequencia
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Claro está que não descansei, depois de tanto elogio, enquanto não fui experimentar este poiso. E vai dai, no fim de semana a seguir ao do IV encontro, há que marcar um jantarzinho no dito, onde me desloquei acompanhada de uns amigos.Depois de tudo que foi dito sobre a qualidade deste, so vos direi uma coisa - é realmente muito bom - SOBERBO - arrisco afirmar!A qualidade das entradas é magnifica, saliento as beringelas recheadas que estavam de chorar por mais!!!!!!!!!!!!! A tigelinha com a sopinha hummmmmmm...que bem que compôs o fecho das entradas!De seguida uma açorda de bacalhau e gambas, com coentros na quantidade certa, que não dá mesmo para esquecer! E vem a carne - que delicia de vitela com amêndoas torradas, grelos salteados com alho e batatinha, da pequenina, assada - deliciosa também.Para arrematar e acamar tudo no estomago, há que comer um gelado de chocolate com rum - delicioso também, só que pouco aconselhavel para quem ja tinha "regado" bem, tudo o resto, com o vinhito da casa...pois...Resumindo, um verdadeiro local onde se pratica, conscientemente (ate ao gelado com rum ;) o pecado da gula.

    Falemos da parte envolvente:lindissima, aconchegadissima - tudo em ordem, limpinho, nada destoa esteticamente.Mesas e pratos muito bem apresentados e com requinte. Parte humana - À chegada somos recebidos pela Srª. D. Teresa que é de uma afabilidade extraordinaria, que nos indica a mesa e nos poe ao corrente do que poderemos pedir. Passa a "pasta" a uma menina, da qual não me lembra já o nome, que não deixa créditos por mãos alheias na simpatia de bem receber e que, sempre e atempadamente, está ao nosso alcance para que nada nos falte durante toda a refeição.A fatiota com que se apresentam é muito bonita e adequada ao ambiente que criaram.Com tudo isto, o preço é mais que aceitável! Por tudo isto, deixem-se tentar por este Poiso, onde tudo parece acontecer como que por magia!

    Nota 20 para ele
    MM

    ResponderEliminar
  3. Ao percorrer o roteiro do Românico(Castelo Paiva-Paços de Ferreira)numa publicação regional, aconselharam-me esta verdadeira Catedral de bem comer.
    Fomos atendidos por duas simpáticas jovens que nos informaram que como não tinhamos feito marcação prévia iria levar tempo pois a Dª. Teresa estava a chegar.
    Entretanto iriam servir a entradas.
    Bom...o festival de degustação iria começar, tudo do melhor, até os enchidos feitos a pensar na tensão arterial.
    Com a chegada da maestrina fomos abordados sobre o que queriamos almoçar. Seguimos a rota do bacalhau com broa com um branquinho da quinta.
    Senhores.....estava divinal.
    Para rematar....o tal queque quente com gelado de baunilha e doce de gema, regado com um Tawny 10 aninhos.
    Arrisco-me a dizer que estive num dos melhores Restaurantes da Cozinha Portuguesa da actualidade.
    Quero deixar aqui duas notas finais:
    Agradecer à Dª. Tereza e suas colaboradoras o excelente momento de gastronomia que nos proporcinou;
    Resido a cerca de 500Km da Quinta do Louredo e para o próximo Inverno, irei de "rota batida" visitar esta Catedral.

    ResponderEliminar