Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Caneiro" - Arco de Baúlhe - Braga - RIP

Ora, mesmo com muiiiiiiiiiiiiiiito frio e nevoeiro la fui eu parar a este poiso que aconselho vivamente la vão poisar tambem. Fui levada por um grupo de amigos, sabado passado, la para os confins. Sim confins, confins do Mundo...!que voltas para se dar com Arco Baúlhe!!!!!!!!! Foi um entra e sai de diversas vias que nem vos digo, mas vale mesmo a pena. 

O espaço fisico não tem nada de especial, mas tudo se atenua logo com a simpatia do Srº António, dono e empregado de mesa do dito, que depressa nos leva á mesa reservada e nos aguça imediatamente com a descrição das entradas sem nos deixar dizer que não ou torcer o nariz a qualquer uma. E tinha razão sim senhor! Quem pôs dúvidas depressa as desfez ao 
saborea-las. Queriam até repeti-las ao que ele disse imediatamente um não sem direito a ripostar pois que assim não conseguiriamos comer o que vinha a seguir...engraçado o Srª. António...qual Mamãe!!!!!!!!!!!!!! 
E continuámos a dar-lhe razão pois que as doses eram muito bem servidas e a confecção extraordinaria! Foi pena ter-me deixado comer tudo e não me ter avisado também que ficaria sem estômago para a sobremesa...que pena...provei um bocadinho de um dos meus amigos e que deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaa...ai meu deus....que coisa boa!!!!!!!! 

E agora...rufam os tambores...e ai vai o que se comeu, que é o que interessa: 

A entrada constou de um "patêzinho" de tamboril e gambas verdadeiramente delicioso e de umas lulinhas fritas e regadas com um molho de marisco de comer e chorar por mais. De seguida escolhemos só duas especialidades uma de peixe e outra de carne e para se fazer "vaquinha" entre todos. Veio então o polvo assado no forno, que estava delicioso, muito bem apresentado, em travessa de ferro com divisoria - a um lado o polvo, do outro o arrozinho - o polvo estava no ponto de tempero e de cozedura, o arroz não lhe ficava nada mal se tivesse tido mais um minutinho ou dois de forno, mas passou muito bem e desapareceu ainda melhor da travessa. 
De seguida vem o prato de carne - "Batatas da Escola" - Q-U-E D-E-L-I-C-I-A, Q-U-E C-O-I-S-A B-O-AAAAAAAAA! Batatinhas fritas ás rodelas, lombinhos de vitela saborosamente temperados e grelhados e tiras de presunto, que julgo, levaram uma fritadela rapida em azeite com cebola que depois serviu para regar todos estes "componentes"dispostos num prato de barro. A sobremesa foi de escolha unânime - "Pecados da Avó" - um crepe muito bem recheado com doce de ovos, natas por cima e por cima destas acuçar queimado...oh meu Deus...que ricos pecados os da avó...fabulosos! Vinho Verde tinto da casa e servido em caneca, café e preço por casal uma agradavel surpresa - 32 euros! 

Que dizem?!!!!!!!!!!!!! Bora la, façam-se à estrada manos e não percam este poiso. 
Ai vão as coordenadas para la chegar e a sair do Porto: apanha-se a A7 para Guimarães e ao chegar a Guimarães, continua-se na via rápida para Fafe. Não se entra em Fafe, continua-se pela via rápida e apanha-se no fim desta, novamente a A7 em diracção a Cabeceiras de Basto. No fim da dita A7 - que acaba precisamente e agora em Arco de Baúlhe - fica o Caneiro. 

Restaurante Caneiro - Cozinha regional e especialidades 

4860-063 - Arco de Baúlhe - tel: 253-663 566 
Margarida Machado

1 comentário:

  1. Um dos meus poisos favoritos. Fica na estrada que vem de Fafe para Cabeceiras de Basto, na freguesia de Arco de baúlhe. Das últimas vezes que lá fui, já não pude devorar as excelentes alheiras que ali se serviam (penso que foi devido ao falecimento da senhora que as confeccionava,. nem armazenar na minha garrafeira pessoal (o meu corpo) o verde tinto fora de comum que ali se servia (devido a constragimentos legais). De qualquer forma, continuamos a poder sabrorear o excelente paté ali confeccionado, assim como outras entradas regionais que vão sendo servidas. Quanto aos pratos que ali são servidos, das minhas experiencias são todos execelentes e a escolha é difícil. Mas para que não haja confusões, para mim há dois "ex-libris": O polvo assado no forno com arroz do mesmo (receita que foi depois cedida para o "Veleiros") e um outro prato único, que se chama "Batatas da Escola". Este assim se chama, pois era um prato de "fast-food" do antigamente, mas que de fast-food não tem nada. É um prato muito simples e rápido de confeccionar. É nada mais nada menos do que batatas fritas às rodelas, fritas em azeite com alguns pedaços de carne, como toucinho, presunto, etc. à mistura. O resultado é execelente. Quanto aos outros pratos: aqui também se serve uma excelente chanfana de borrego; um bom arroz de cabidela; umas boas fanecas fritas com arroz malandro, arroz de tamboril, e outros tradicionais muito bem confeccionados. A VISITAR

    RIP
    _________________
    Ricardo Vila Verde

    ResponderEliminar