Grupo Português de Gastronomia

Desde  2004 a apreciar os  " Poisos " de Portugal 

quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Restaurante Machado" - Maia - Porto

Machado, restaurante de bem comer, agora também com albergaria. 
Já fui várias vezes a este pousio, e posso dizer que nunca fui mal servido.O prato afamado desta casa a vitela assada no forno 
à moda de Lafões, tem também bacalhau à serrano (este por encomenda), mas a maioria que visita esta casa é para “deitar abaixo” 
a sua magnífica vitela. 
Mal entramos reparamos logo na sua decoração regional, sentamo-nos e logo começam a desfilar as entradas rumo à nossa mesa. 
As entradas são cerca de doze (rojõezinhos, bola de carne, melão com presunto, tripinhas, alheira, salada mista, etc) tudo regado com maduro 
tinto da casa (Quinta da Ponte). 
Depois destas entradas lá vem para a mesa o ex-libris desta casa. Chega em assadeiras de barro e é partida ali à nossa frente. O único 
senão é que a maioria das pessoas que vão lá pela primeira vez, quando vão para comer a vitela, já estão com a barriga cheia, e quase já nem a 
comem (aconteceu-me o mesmo da primeira vez). 
Chega a hora das sobremesas caseiras, com detaque para “a cabeça do sr. Pinto da Costa“ e as sopas de cavalo cansado entre muitas outras. 
No fim café e digestivos. 
A grande parte dos produtos aqui servidos (a vitela, o vinho, a hortaliça etc.) são produzidos na Quinta da Ponte (propriedade do sr. Machado) 
Aqui no machado têm uma ementa fixa, com tudo à descrição, entradas, vinho, vitela, sobremesas, café e digestivo. Fica por 23 euros. 
Este é, pois, um pousio de bem comer ( na minha modesta opinião), tanto em quantidade como em qualidade. A última vez que lá fui foi à cerca de um ano. 

Morada: Rua Dr. António José de Almeida nº 467 Nogueira da Maia 

Telf- 229410839 

Bons poisos 

Nelson Dias

13 comentários:

  1. Amigo Nelson
    Para quem ja conhece o Machado a muitos anos como eu, posso dizer que agora ja não esta como dantes, mesmo assim continua a ser uma referencia gastronomica.
    Das duas ultimas vezes que la fui, a vitela era muito má e pelo que leio em determinados foruns parece que esta a ser habito agora...
    A simpatia de quem la trabalha, essa sim, é a mesma
    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Tenho de corroborar a opinião do Helder, pois que e apesar de se comer mutio bem ainda, já não é mesmo aquilo que costumava ser.

    Mas brevemente irei confirmar como está, pois que na realidade já não vou lá há muito mais que 8 anos.
    _________________
    ...de binários,só percebo o dos automóveis.

    ResponderEliminar
  3. Como a Isabel faz anos na Sexta e ... se não for pescar no sabado de barco pois jantar BEM não rima com andar de barco ao pequeno almoço...talvez vá lá ver como estão as coisas pois já lá não pasto à muito tempo
    _________________
    ... ...Bebam com moderação ou larguem a "rodinha" da mão... .....

    JC

    ResponderEliminar
  4. Ele não marcou e agora já não vai dar tempo e além disso quero comer sossegada e o Machado pode ser barulhento ao fds.
    _________________
    ... come e bebe enquanto vives porque vais estar morto muito tempo...

    Isabel Mateus

    ResponderEliminar
  5. Então faz o favor de dizer onde foram jantar neste dia especial.
    _________________

    ResponderEliminar
  6. Fomos à "Tia do Eduardo".
    _________________
    ... ...Bebam com moderação ou larguem a "rodinha" da mão... .....

    JC

    ResponderEliminar
  7. Cujo nome real é "O Paraíso" situado no Cabo do Mundo.

    ResponderEliminar
  8. Será que te referes ao Paradise? Pelo menos era assim que antigamente era conhecido. Mas já passaram alguns anos lá isso é verdade

    ResponderEliminar
  9. Paraiso em Perafita, Cabo do Mundo, para mim será sempre " a tia do Eduardo" pois os donos são um casal cuja senhora conheço à muitos anos devido a ser tia de um meu colega de escola (que já não vejo à muitos anos pois emigrou para os states). Ainda o Paraiso era um café e já lá eu ia, algumas vezes para estudar ou encontrar-me com o Eduardo. O Restaurante que fica em frente à poluida (agora muito menos) praia do paraiso, tem amplas janelas que permitem caso se começe a jantar cedo observar o pôr do sol num ambiente calmo. Sofreu a alguns anos atrás obras que acrescentaram um piso superior para eventos ou dias de grande de movimento. A ementa não é muito extensa e não tem variado muito desde à alguns anos mas o que se serve é bem confeccionado em doses para 2 pessoas (servem tb meias doses). As entradas passam por um presunto laminado bem escolhido, bolinhos bacalhau, rissois, muito bons (sei quem os confecciona). Nas ultimas vezes que lá fui tenho optado pelas lulinhas fritas com batata frita em palitos finos. Já lá comi muitas vezes o Arroz de camarão e feijoada de marisco que sem deslumbrar pela variedade dos mariscos são pratos bem confeccionados e com bons ingredientes. A lista de vinhos é pequena mas variada. Sobre as sobremesas o antigo Quente-Frio era espectacular mas mudou um pouco pelo que perferiro optar pela delicia do paraiso (misto de bolos). O preço médio ronda os 15 a 20 euros e o serviço é simpático e cuidado.
    _________________
    ... ...Bebam com moderação ou larguem a "rodinha" da mão... .....

    JC

    ResponderEliminar
  10. Penso não se tratar do mesmo estabelecimento, pois o "Paradise" não fica sombranceiro à Praia. Mais uma razão para um dia experimentar.

    ResponderEliminar
  11. Quem vai de Leça o Paraiso fica 700 metros depois do Rochedo (150 mts depois depois do Campo Alegre Mar ). Depois de passar o Paraiso continua-se em direção à Memória, passa-se a praia da Agudela e o Restaurante Pedra Alta e 400 metros depois encontra-se o Paradise, junto à praia Pedras do Corgo (c/bandeira Azul)
    _________________
    ... ...Bebam com moderação ou larguem a "rodinha" da mão... .....

    JC

    ResponderEliminar
  12. este restaurante tras-me boas recordaçoes

    ResponderEliminar
  13. O Machado já não é o que foi.
    Normalmente nota-se que as entradas já têm vários dias e a própria vitela já aqueceu várias vezes.
    Pode ser novidade para quem vai pela primeira vez.
    Eu pessoalmente já não vou lá.

    ResponderEliminar